Levantamento aponta que trafegar na Faixa Azul é até 20 vezes mais seguro para motociclistas 

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Com vias inaugurados na segunda-feira, 29 de abril, capital já conta com 98,2 km de faixas, equivalente à distância entre São Paulo e Campinas 

As Faixas Azuis que vêm sendo implantadas pela Prefeitura colaboram para o aumento da segurança dos motociclistas que trafegam nas vias da cidade de São Paulo que já receberam a sinalização. Na Avenida dos Bandeirantes, trafegar na Faixa Azul foi 20 vezes mais seguro do que fora dela. É o que mostram os dados dos últimos levantamentos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que indicam o número de acidentes pela taxa de severidade. Os dados foram coletados nas avenidas 23 de Maio e Bandeirantes, que têm faixas para motos desde 2022.  

Na Avenida 23 de Maio, a taxa de severidade dentro da faixa ficou em 4,68. Fora da Faixa Azul, essa taxa foi de 14,35, número três vezes maior do que dentro dela, ou seja, é três vezes mais perigoso circular fora dessa sinalização.  

Na Avenida Bandeirantes, a diferença é ainda maior. A taxa para os acidentes dentro da faixa foi de 1,22, enquanto fora dela, a taxa de severidade foi de 24,72. Portanto, na Bandeirantes, de acordo com a última medição, que leva em conta os dados coletados entre outubro de 2022 e janeiro de 2024, foi 20 vezes mais seguro trafegar dentro da Faixa Azul do que fora dela.   

Ainda não há uma taxa de severidade para outras avenidas, pois a CET ainda está analisando os dados das demais vias que receberam a Faixa Azul e vai atualizar a metodologia para cumprir uma alteração nas exigências da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).  

A Taxa de Severidade 
O número de acidentes por si só não daria a correta dimensão da segurança dentro das faixas azuis, pois muito mais motociclistas trafegam por elas do que fora delas. Por isso, a CET utiliza a taxa de severidade, que pondera o número de acidentes pelo volume de motos que trafegam dentro e fora da faixa e pela gravidade dos acidentes, de dano material a vítimas fatais.  

Neste momento, a Secretaria da Segurança Pública investiga quatro óbitos para apurar as circunstâncias e se aconteceram ou não em faixas azuis. No mesmo período em que a sinalização está instalada na Avenida 23 de Maio, três pessoas morreram em sinistros envolvendo motocicletas no sentido Aeroporto-Santana, onde não há Faixa Azul. 


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

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