Empreendedorismo vem crescendo no Brasil e precisa de incentivos
O empreendedorismo ganhou destaque na economia do Brasil nos últimos anos, com grande impulso no período da pandemia. A restrição de circulação de pessoas se caracterizou em um período propício para o surgimento de negócios familiares. Profissionais de todas as áreas passaram a desenvolver suas habilidades e realizar sonhos com a abertura de novos negócios. Segundo pesquisa do Monitor Global de Empreendedorismo, realizada pelo Sebrae, em 2023, o Brasil chegou à marca de 90 milhões de empreendedores ou candidatos a empreendedores.
Para a vereadora Janaína Lima (PP), que dedica parte de seu trabalho parlamentar para apoiar iniciativas de pessoas que pretendem transformar seus sonhos e habilidades em negócios, o empreendedorismo é um instrumento de transformação social.
Na sua atividade parlamentar Janaína criou a Lei que aplica o ensino de noções de empreendedorismo nas escolas públicas. Em outra iniciativa conseguiu junto ao poder público a autorização para abrir comércios varejistas aos domingos. “Um avanço significativo para o empreendedor a abertura nos dias em que a população pode circular” disse a vereadora.
Outro ponto de incentivo foi a criação do Índice de Empreendedorismo em São Paulo, que utiliza uma série de dados para mapear o potencial de se empreender em cada região da cidade. Também por iniciativa da vereadora foi criado o Fórum de Empreendedores, aproximando quem quer empreender de quem já tem essa experiência comprovada, proporcionando a criação de 250 novos empreendedores, dando oportunidade para fornecer concessão de crédito, financiamento e mentoria a empreendedores. E para sacramentar o apoio na questão financeira a vereadora liderou o trabalho da subcomissão da Reforma Tributária que reduziu impostos de alguns setores como a diminuição de 5% para 2% do imposto municipal sobre franquias e serviços prestados por aplicativos de transporte, entregas e imobiliários.
Essas e outras iniciativas impulsionaram o trabalho de novos empreendedores no ramo de alimentação, crescimento de delivery, plataformas digitais, trabalhos manuais, decoração e no comércio de cosméticos, roupas entre outros.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br