Proprietários de veículos precisam cumprir com as obrigações para evitar problemas futuros com o Fisco
As guias de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) já podem ser emitidas pelos proprietários de veículos em todo o Brasil. Em São Paulo, o vencimento da primeira parcela ou cota única já é no mês de janeiro.
De acordo com a tributarista e professora da Trevisan Escola de Negócios, Camila Oliveira, os proprietários de veículos que não têm isenção do pagamento precisam cumprir com as obrigações, aproveitando os benefícios disponíveis, como prazos, descontos e opções de parcelamento.
Confira as principais orientações da especialista:
- Atenção aos prazos: o calendário de vencimentos varia conforme o final da placa do veículo e começa em janeiro.
- Desconto para pagamento à vista: quem paga o IPVA em parcela única dentro do prazo garante 3% de desconto. Já o parcelamento permite dividir o valor de três a cinco vezes a depender do valor, mas sem o abatimento.
- Evite atrasos: pagamentos fora do prazo resultam em juros e multa, além de dificultarem a emissão da Certidão Negativa de Débitos, necessária em situações como a venda do veículo.
Para quem não consegue pagar à vista, o parcelamento é uma alternativa prática, segundo Camila. “As três parcelas facilitam o planejamento financeiro, mas a primeira corresponde a 33,34% do valor total e deve ser paga até o vencimento”, explica.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br