Inquérito de Saúde da Capital paulista mostra que jovens são a maior proporção de atendidos pelo SUS

0
26
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e pesquisadores da área faz uma radiografia dos atendimentos prestados pelo SUS

O Inquérito de Saúde da Capital (ISA-capital) 2024, trabalho colaborativo entre a Secretaria Municipal de Saúde e pesquisadores da área de saúde pública, divulgou que o Sistema Único de Saúde (SUS) cobriu 57,6% das despesas de saúde da população paulistana, 15.172 domicílios da capital, sendo que jovens entre 10 e 19 anos apresentaram a maior proporção de atendimento, ultrapassando 67% das consultas financiadas pela rede pública, inclusive mais que os idosos, com 54,4% dos atendimentos. Dos que responderam ao inquérito, 85%, realizaram ao menos uma consulta médica nos últimos 12 meses e 57,3% pelo SUS. Em relação às internações e cirurgias, 56,2% também fizeram através do SUS.

A professora Marília Louvison, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP e membro do grupo de pesquisadores do levantamento, comenta a respeito do alcance do SUS. “O resultado do inquérito é algo que nos deixa bastante felizes, do ponto de vista do tamanho que tem o nosso sistema de saúde. O uso do SUS foi hegemônico e prioritário, 85% da população que fez uma consulta no último ano, mais da metade foi pelo SUS.”

Marília destaca que, apesar do subfinanciamento, o SUS tem a capacidade de superar as dificuldades. A disponibilização de mais dados, como da pesquisa, e envolvendo populações específicas em relação à renda, raça e gênero, pode ajudar a identificar lugares com vazios assistenciais, onde o uso do sistema apresenta maior dificuldade de cobertura.

Com informações de Jornal da USP


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.