Inmet emite alerta para chuvas intensas

0
151
Foto: Leaflet | © OpenStreetMap contributors via Inmet

Alerta para chuvas e ventania abrange 17 unidades da federação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas em todo o país. Segundo o informativo, 17 unidades da federação estão na área por onde as tempestades podem passar, trazendo muita ventania e possibilidade de grandes estragos. Em algumas regiões, o vento pode chegar a até 100 quilômetros por hora (km/h).

Estados como Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo estão sob o alerta laranja, ou seja, situação de perigo com possível risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta laranja cobre uma região de 757 municípios, entre eles cidades do norte do estado de São Paulo. Neles, pode ocorrer chuva de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h), com a possibilidade de acumulado diário entre 50 a 100 mm.

A Defesa Civil Estadual de São Paulo também emitiu alerta para a chuva que está por vir. A previsão é de que até quarta-feira (06), o céu seguirá nublado, mas as chuvas perderão intensidade. A temperatura máxima nas cidades ficará mais alta e aumentará a sensação de abafamento. É justamente esse cenário que indica a chegada de uma nova frente fria entre quinta-feira (07), e sexta-feira (08). No sábado (09), com o afastamento da frente fria, ainda haverá momentos com pancadas de chuva isoladas, no entanto os acumulados serão menores.

A condição de chuva ao longo de toda semana aumenta o risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Além disso, poderá haver queda de raio e granizo. Deste modo, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE) manterá plantão ininterrupto ao longo de todos estes dias.

O Inmet ainda lançou o alerta amarelo para os estados do Amazonas, Rondônia, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta diz respeito a perigo potencial, mas com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Cerca de 2.665 municípios estão sob o alerta amarelo, ou seja, 47% dos 5.570 em todo o território nacional.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.