Ação é uma extensão da proposta realizada em 2023 pelo programa Escolas do Bem
Muitos especialistas vêm alertando para os perigos do uso excessivo das telas e do isolamento que elas provocam nas crianças. Pensando nisso, o programa Escolas do Bem promove o projeto Escolas Brincantes, no qual espaços como praças, escolas, praças e calçadas estarão abertos para a comunidade realizar pinturas de brincadeiras nos locais selecionados, assim promovendo a interação e a atividade do brincar com as crianças. Este ano, o projeto conta com o apoio da FEWB, do Instituto Olimpo Marques e de diversas instituições educativas e inclusivas.
Neste ano, a proposta é que a ação aconteça em duas datas, dias 22/09 e 28/09, de acordo com a agenda dos parques e instituições participantes. A ação convida escolas e outras instituições que promovam educação e inclusão social de crianças com deficiência para fazerem parte do projeto, e juntas transformarem os parques, praças, escolas e calçadas da nossa cidade em espaços brincantes, lúdicos, coloridos e inclusivos.
O projeto de 2024 foi proposto por uma das participantes da iniciativa realizada ano passado, a pedagoga Guida Aoki, que conta: “ Como educadora tenho percebido o quanto as crianças têm sido prejudicadas nos últimos anos, principalmente após a pandemia, pelo uso excessivo das telas e pelo pequeno e, muitas vezes, inexistente contato com a natureza. Os efeitos provocados nas crianças vão desde um atraso na aprendizagem e dificuldades de socialização e de autorregulação diante dos desafios, até a depressão.”
O projeto conta com o apoio da vereadora Janaína Lima, que estará presente em uma cerimônia para entrega de títulos aos inscritos e entidades proponentes; e da Subprefeitura de Santo Amaro. “Vejo com muita alegria a realização de mais um ano de edição da educação sendo inspirações pelos Encontros Brincantes e saber ainda mais que estaremos ampliando e incentivando o que temos nas nossas regiões de Santo Amaro, Campo Belo e Campo Grande.”, Afirma Thamyris Nagell, Subprefeita Santo Amaro.
Para maiores informações e inscrições, acesse o instagram @espacosbrincantes. O formulário de inscrição se encontra na bio da página.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br