Serviço visa garantir saúde mental dos funcionários
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) lançou o seu plano de teleatendimento em saúde mental, beneficiando mais de um milhão de servidores estaduais e agregados. Com o novo recurso de atendimento de saúde mental, o Governo do Estado de São Paulo se adequou à Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e do Emprego (TME), do Governo Federal.
O serviço é destinado a pacientes com mais de 14 anos e para usá-lo, os beneficiários do Iamspe precisam solicitar o atendimento por mensagem no Whatsapp de atendimento da rede. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h. No primeiro atendimento é realizada uma triagem para definição de plano terapêutico e agendamento com profissional indicado nas próximas 24 horas. A sessão dura 45 minutos com tolerância de 10 minutos para atrasos. O novo recurso faz parte do plano do Governo do Estado de São Paulo com o projeto “Saúde Mental do Servidor” de promoção da saúde mental.
O serviço psicológico por videoconferência via Whatsapp conta com psicólogos e psiquiatras que passaram por diferentes avaliações para integrar o projeto. Após o primeiro atendimento, as sessões já são reservadas sempre com o mesmo profissional e as quantidades de consultas são definidas de maneira individualizada. Os usuários também podem contar com psiquiatras, a depender da triagem. Caso haja indicação para uso de medicação, a receita é disponibilizada por meio digital. As receitas controladas (azul e amarela) são enviadas à residência do usuário em até sete dias. O serviço ainda conta com um canal de pós-consulta com funcionamento 24h por dia para orientar sobre efeitos dos remédios e quaisquer outras dúvidas que surjam.
O serviço de teleatendimento em saúde mental do Iamspe também conta com profissionais da saúde mental de retaguarda capacitados em atendimento de urgência para orientar e acolher pacientes e familiares em momentos de crise. A assistência também é feita pelo mesmo link do Whatsapp que envia mensagem instantânea, seja por mensagem de texto, voz e vídeo, além de videoconferência.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br