Análise da consultoria IntelLat avaliou mais de mil indicadores em oito áreas estratégicas
A cidade de São Paulo conta com dois dos melhores hospitais da América Latina. São as unidades Gilson de Cássia Marques de Carvalho – Vila Santa Catarina e Dr. Moysés Deutsch – M’Boi Mirim, ambos localizados na Zona Sul, que foram reconhecidos, no mês de setembro, pelo ranking “Os Melhores Hospitais e Clínicas da América Latina 2025”, elaborado desde 2009 pela consultoria IntelLat, especializada em análise de dados.
Durante o processo, 80 hospitais participaram do levantamento que analisa mais de mil indicadores qualitativos e quantitativos, distribuídos em oito áreas estratégicas: segurança e resultados clínicos, gestão de pessoas, produção de conhecimento, eficiência operacional e financeira, tecnologia, telemedicina, experiência do paciente e sustentabilidade.
O HM Vila Santa Catarina, 25º no ranking, e é destaque, na rede municipal de saúde, no atendimento e tratamento de diversos tipos de cânceres, com ênfase para os de mama, colorretal, próstata e pulmão. Em uma década, mais de 26 mil pacientes foram atendidos na instituição, e 12 mil pacientes oncológicos receberam acompanhamento especializado. Como áreas agregadas estão as de cirurgias vascular e plástica. Fora da oncologia, a instituição também realiza cirurgias bariátricas robóticas que totalizam mais de 600 procedimentos executados.
O HM M’Boi Mirim, que ocupa a 37ª posição no levantamento, foi inaugurado em 2008 e é referência no atendimento hospitalar para mais de meio milhão de moradores da região do M’Boi Mirim, que abrange os bairros dos jardins Ângela, São Luiz e arredores. A unidade conta com pronto-socorro de portas abertas (oferece atendimento de urgência e emergência a qualquer pessoa que precise, sem a necessidade de agendamento prévio ou de passar por uma unidade de atenção primária), Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico, com capacidade para realizar aproximadamente 15 mil atendimentos de urgência e emergência em adultos e crianças. Só no ano de 2024, o hospital realizou mais de 1,2 milhão de exames, 28,9 mil altas hospitalares e 7,5 mil cirurgias. Além disso, dispõe de Laboratório Clínico e serviços de Imagem, oferecendo suporte para procedimentos nas especialidades de Clínica Médico-Cirúrgica, Cirurgia Geral, Pediatria, Traumatologia, Maternidade, Obstetrícia e Psiquiatria, garantindo assistência integral à população da região.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br