Iniciativa visa promover o bem estar do servidor, com palestras e orientação durante a semana
A atividade policial é cercada de riscos na defesa do cidadão, especialmente quando falamos da atuação nas ruas, combatendo o crime diretamente. Mas existem riscos que passam despercebidos em um primeiro momento, como os riscos ergonômicos, estruturais e de acidentes. Além disso, outros fatores impactam na qualidade de vida dos policiais, como a alimentação e condicionamento físico, questões financeiras, ergonomia e condições do ambiente de trabalho, entre outras. Embora não sejam imediatamente associadas ao risco na polícia, todas estas pautas contribuem positiva ou negativamente no bem estar dos agentes de segurança.
Pensando na promoção de uma melhor qualidade de vida para os servidores, a Guarda Civil Metropolitana organizou a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT) 2024, que aconteceu de 11 a 14 de Novembro no Colégio Adventista, em Santo Amaro.
Durante os quatro dias de evento, foram abordados diversos temas pertinentes ao bem estar dos servidores. “Foi falado por exemplo de qualidade de vida, qualidade de saúde, alimentação, exercício físico, fazer exames preventivos, para que você tenha cuidados com a sua própria saúde. Tem que controlar a pressão, controlar a ansiedade, uma série de coisas que nós temos que controlar para nós estarmos bem, para atendermos bem a sociedade, ao nosso público, que são os munícipes”, explica o inspetor de divisão e comandante da Inspetoria regional de Santo Amaro da guarda civil metropolitana, Paulo Rogério Macedo de Barros.
A reportagem do Grupo Sul News acompanhou uma das palestras do dia 13, que tratava de Planejamento financeiro e previdência, temas fundamentais para que o agente tenha tranquilidade em suas contas e possa usufruir de uma velhice tranquila quando parar de trabalhar.
“Em questão de segurança, ninguém faz nada sozinho. Nós precisamos um do outro pra tudo. Dentro do contexto, a guarda civil vem trabalhando junto com a comunidade, colhendo informações e dentro da sua capacidade técnica, operacional, logística, atuando de forma a no trabalho preventivo mais próximo. Porque nós acreditamos que fazendo amigos nós seremos um bom protetor e com certeza teremos bons aliados, que é o logo da da guarda: aliado, protetor e amigo. É isso que nós temos que fazer, principalmente o cidadão de bem”, finaliza Barros.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br