GSH Banco de Sangue de São Paulo reforça necessidade de doações neste fim de ano

0
1
GSH Banco de Sangue de São Paulo abre diariamente

Esta época do ano contribui para quedas do estoque

Com a chegada das festas de fim de ano, período marcado por viagens, recessos e maior fluxo nas estradas, o GSH Banco de Sangue de São Paulo reforça um pedido urgente: para que a população coloque a doação de sangue como prioridade.

A instituição lembra que, nessa época, os estoques de todos os tipos sanguíneos tendem a cair significativamente, enquanto a demanda por bolsas de sangue segue constante. A situação torna-se ainda mais crítica para os tipos O- e A-, atualmente em níveis muito baixos.

O O- é essencial em emergências, quando não há tempo hábil para realizar testes de compatibilidade. Pode ser utilizado em qualquer paciente e é o tipo recomendado pelo Ministério da Saúde para transfusões em recém-nascidos de até 4 meses, o que torna sua disponibilidade fundamental.

Já o A- é considerado raro, apenas cerca de 6% da população pertence a esse grupo sanguíneo. Por ser um tipo com compatibilidade restrita, sua reposição é essencial para atender demandas específicas.

“Pacientes com anemia falciforme, em tratamento oncológico, vítimas de acidentes e aqueles que passarão por cirurgias dependem diretamente das doações de sangue para manter seus cuidados. Essas necessidades não diminuem no fim do ano e, por vezes, até aumentam devido ao maior número de acidentes”, destaca Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue.

O GSH Banco de Sangue de São Paulo convida todos a se juntarem a esta corrente pela vida. As doações podem ser feitas diariamente – inclusive aos sábados, domingos feriados, das 7h às 18h, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso.

Requisitos básicos para doação de sangue:

Apresentar um documento oficial com foto;

Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);

Estar em boas condições de saúde;

Pesar a partir de 50 kg;

Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos

Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada).


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.