GSH Banco de Sangue de São Paulo alerta para queda acentuada nas doações

0
18
GSH Banco de Sangue de São Paulo. Crédito: Mateus Amorim

Férias escolares e chuvas agravam queda nos estoques, enquanto a demanda por transfusões segue elevada

O início do ano costuma trazer desafios adicionais para os bancos de sangue do país. No GSH Banco de Sangue de São Paulo, a redução no número de doações, vem sendo agravada também pelas fortes chuvas de verão, que dificultam o deslocamento dos doadores. Esse movimento ocorre justamente quando os estoques precisam ser mantidos em níveis seguros para atender a uma demanda contínua por transfusões.

Além do impacto das férias, as chuvas típicas do verão também contribuem para a redução no comparecimento de doadores aos bancos de sangue, dificultando ainda mais a reposição dos estoques. Esse cenário acende um sinal de alerta para a manutenção do atendimento seguro a pacientes que dependem diariamente de transfusões.

Pacientes com doenças crônicas, como anemia falciforme, pessoas em tratamento oncológico, além de procedimentos cirúrgicos eletivos, emergências médicas e atendimentos hospitalares de urgência continuam demandando bolsas de sangue ao longo de todo o ano. Essas necessidades não diminuem durante o período de férias.

“Janeiro reúne uma série de fatores que impactam diretamente os estoques, como viagens, mudança na rotina dos doadores e, especialmente neste período, o volume de chuvas. Por isso, reforçamos que a doação de sangue é um compromisso contínuo. A necessidade não entra em recesso”, destaca Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue de São Paulo.

De acordo com a instituição, todos os tipos sanguíneos são fundamentais e bem-vindos para manter o atendimento seguro aos hospitais, com maior necessidade, neste momento, para os tipos O-, O+, A- e A+, que apresentam estoques mais críticos.

O GSH Banco de Sangue de São Paulo atende diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, na Rua Tomás Carvalhal, 711, bairro Paraíso, em São Paulo.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.