Grupo Dedo de Moça se apresenta na Zona Sul com versão sofisticada de clássicos do samba

0
694

Com violino, violoncelo, cavaquinho, flauta e violão 7 cordas, quarteto feminino faz arranjo autoral que valoriza aspectos melódico e lírico de músicas de compositores conhecidos

 

 

“Será que vai dar samba?” Esta questão tem resposta positiva quando rola a cozinha instrumental do Dedo de Moça. O grupo feminino, que se apresenta no próximo domingo (16) no Centro de Culturas Negras do Jabaquara, se diferencia na cena musical brasileira ao acrescentar instrumentos inusitados ao samba, como violino, saxofone e violoncelo, marcando presença num segmento da música com predomínio masculino.
A leitura do grupo das músicas de compositores conhecidos, como Nelson Cavaquinho e Jacob do Bandolim, valoriza o aspecto melódico e lírico do samba. O espetáculo “Atemporal” traz no repertório Atraente (Chiquinha Gonzaga), Para Ver as Meninas (Paulinho da Viola) e Enredo do Meu Samba (Jorge Aragão/Dona Ivone Lara), entre outras.
Criado em 2013, o quarteto é formado por Ana Claudia César (Choronas) no cavaquinho; Ana Eliza Colomar (do grupo de música étnica Mawaca) no violoncelo, flauta e sax; Cintia Zanco (orquestra Jazz Sinfônica), nos arranjos e violino; e Rosana Bergamasco (Trio Que Chora) nos arranjos e violão 7 cordas.
“O grupo trata a música popular com recursos da erudita, resultando na música de câmara. Com intimismo e lirismo, os arranjos mantêm o apelo de memória afetiva das composições”, fala a arranjadora e violinista Cintia Zanco.
Antes da apresentação, as integrantes do Dedo de Moça fazem uma palestra sobre a história do samba. Com execução de temas musicais que ajudam a contar a trajetória do ritmo mais conhecido do Brasil, a palestra “A História do Samba – Linguagem e Vocabulário da Música Brasileira” abrange a origem do gênero e as relações com a história do país e seu papel fundamental na construção da identidade nacional.
SERVIÇO
16 JUNHO
11h| Palestra: A História do Samba – Linguagem e Vocabulário da Música Brasileira
12h | Show Dedo de Moça
Local: Centro de Culturas Negras do Jabaquara, no Auditório Maria Carolina de Jesus
Endereço:  Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara

 

__

FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.