Prefeito Ricardo Nunes liberou subsídio de R$ 170 milhões para custear a gratuidade aos idosos
A Prefeitura da cidade de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que, a partir desta quinta-feira (15), as pessoas com idade entre 60 e 64 anos poderão viajar nos ônibus do transporte público municipal de São Paulo sem o pagamento da tarifa, mediante apresentação de documento que comprove a idade.
O documento será aceito nos ônibus enquanto os sistemas de bilhetagem eletrônica estão sendo preparados para atender a esses passageiros.
As concessionárias foram comunicadas por carta circular e as equipes de campo da SPTrans estão na rua reforçando a informação com os operadores.
Os passageiros serão informados pelos canais oficiais da SPTrans na internet e por meio de mensagens nos terminais de transferência.
Foi uma questão muito polêmica quando a Prefeitura tirou a gratuidade, na gestão Bruno Covas, em 2020, que a capital paulista possuía. Os demais municípios do Estado não haviam aderido, apenas de 65 anos ou mais. Porém, depois de muita briga de lideranças políticas que defenderam o direito dos idosos, a prefeitura entrou em sintonia para que o benefício esteja valendo para todos os idosos a partir dos 60 anos.
Em um levantamento, o Estado de São Paulo possui 11,6% da sua população total de apenas idosos. Outra pesquisa aponta que a população idosa na cidade de São Paulo é de 1.858.245 habitantes, representando cerca de 15% da população total.
Ricardo Nunes já havia anunciado que a Prefeitura possui sim recursos para manter os benefícios, estimulando um valor de R$ 170 milhões de subsídio para garantir o benefício integralmente.
Vale lembrar que o acesso a gratuidade só valerá para o idoso que esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), programa social que coleta dados e informações que visa identificar todas as famílias de baixa renda. Além disso, a SPTrans determinou também que os idosos deverão emitir o Bilhete Único Especial para Pessoa Idosa mediante cadastramento em seu portal.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br