Governo de SP entrega Estação Varginha, com capacidade para atender 50 mil passageiros por dia

0
68
Créditos: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado

Operação assistida da nova estação da Linha 9-Esmeralda terá viagens até a estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal sem cobrança de tarifa

O governador Tarcísio de Freitas entregou na segunda-feira (27) a Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos. Com investimentos de R$153 milhões em obras pela CPTM, a estação será operada pela concessionária ViaMobilidade e atenderá cerca de 50 mil passageiros por dia útil. A obra beneficia os bairros do extremo sul da capital, como Varginha, Vila Natal, Granja Nossa Senhora Aparecida, Jardim Maria Amália, Jardim Maria Fernandes e Jardim Guanabara.

“São Paulo tem muita demanda de infraestrutura e ficamos felizes de poder atender uma massa gigante de pessoas das regiões de Varginha, Grajaú e Parelheiros com essa estação e com essa extensão. São 50 mil pessoas que ingressam no sistema. Atingir esses objetivos é perfeitamente possível porque há parceria, com o município e com o governo federal. Estamos todos querendo chegar no mesmo objetivo, que é proporcionar uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável”, afirmou o governador.

A cerimônia de inauguração contou com a participação dos secretários estaduais Marco Antonio Assalve (Transportes Metropolitanos) e Rafael Benini (Parcerias e Investimentos), além do Presidente da CPTM, Michael Cerqueira; do diretor de operações da ViaMobilidade, Francisco Pierrini; do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; e do secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia.

“A entrega da Estação Varginha foi planejada com base em estudos detalhados para atender às demandas específicas da região, conectar pessoas e o resultado é uma infraestrutura que vai beneficiar milhares de passageiros diariamente, proporcionando viagens mais rápidas, acessíveis e conectadas”, afirmou o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.

O início da operação da nova estação será assistida por no mínimo 90 dias, com monitoramento dos sistemas, equipamentos e instalações. Neste período, não haverá cobrança de tarifa e um trem vai circular exclusivamente no trecho de 1,8 km entre Varginha e a estação Bruno Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 14h, com intervalos de 15 minutos.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.