
Governador Tarcísio de Freitas fez visita técnica ao túnel que conecta a estação Congonhas ao aeroporto e estações Washington Luís e Vereador José Diniz
O governador Tarcísio de Freitas vistoriou na manhã desta segunda-feira (28) as obras da futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que estão em execução na Zona Sul da capital. A agenda incluiu visitas ao túnel de conexão do Aeroporto de Congonhas com a estação anexa e ainda às estações Washington Luís e Vereador José Diniz.
Desde a retomada das obras da Linha 17-Ouro, em setembro de 2023, o Metrô de São Paulo vem avançando com importantes frentes de trabalho. O empreendimento como um todo (projetos, obras civis, sistemas e trens) teve uma evolução de mais de 22 pontos percentuais no período, passando de 61,22% para 83,69 %. Somente a parte de sistemas (elétricos, eletrônicos, telecomunicação, sinalização etc) avançou mais de 50 pontos percentuais.
“No primeiro semestre do ano que vem, a partir de março, começamos a fazer a operação assistida e, no segundo semestre, podemos iniciar a operação comercial para trazer mais conforto e mobilidade para os passageiros da zona sul da capital. Estamos avançando bem e com obras dentro do cronograma”, afirmou o governador.
O governador percorreu o túnel de interligação do aeroporto à estação Congonhas, já concluído, e visitou a estação Washington Luís, onde embarcou no trem e seguiu até a estação Vereador José Diniz. No local, vistoriou os sistemas em implantação, as portas de plataforma e os acabamentos em execução. As atividades em andamento na Linha 17-Ouro envolvem desde infraestrutura civil até sistemas de energia, telecomunicações, trens e equipamentos.
Ligação rápida com Congonhas
A Linha 17-Ouro terá 6,7 km de extensão e vai conectar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da Via Mobilidade. A operação está prevista para 2026 e deve beneficiar cerca de 100 mil passageiros por dia. O projeto inclui oito estações com infraestrutura moderna, 14 trens com tecnologia de ponta, portas de plataforma, sistema de condução automática, integração com o transporte metropolitano e soluções sustentáveis como aquecedor solar e reaproveitamento de água da chuva.
As duas primeiras composições já chegaram ao Brasil e estão em fase de comissionamento na via elevada. s novos trens são totalmente automatizados, operando no sistema UTO (Unattended Train Operation) e equipados com tecnologia CBTC (controle de trens baseado em telecomunicação), que reduz os intervalos entre as composições e aumenta a eficiência do transporte.
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