Primeiro trem da nova linha passa por testes, enquanto segunda composição, aguarda liberação para ser transportada para a Capital
Na última terça-feira (07), Felicio Ramuth, o governador que estava em exercício, realizou visita técnica ao primeiro trem da Linha 17-Ouro, que passa por testes no Pátio Água Espraiada, e à futura estação Vereador José Diniz, que tem 72% das obras concluídas. O segundo trem da operação desembarcou no Porto de Santos em dezembro e aguarda a liberação aduaneira para o início da operação logística de transporte, que trará os vagões em carretas até a capital.
No total, 14 composições farão parte da frota da nova linha, que tem previsão de inauguração em 2026 e ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos, além da Linha 5-Lilás. As obras da Linha 17 foram retomadas nesta gestão, em setembro de 2023.
“Essa é uma obra emblemática para a população do estado de São Paulo, em especial para a cidade de São Paulo. Venho fazer essa visita para não só conhecer o trem, mas também o andamento da obra. Percebemos que realmente tudo aquilo que já havia sido planejado está sendo rigorosamente cumprido e caminhando dentro do previsto para que a gente possa entregar essa importante linha aos paulistanos”, avaliou Felicio.
O projeto da Linha 17-Ouro segue o sistema de monotrilho e tem obras aceleradas em sua primeira fase, composta por oito estações entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), além do Pátio Água Espraiada. Quando entregue, a primeira fase transportará mais de 93 mil passageiros por dia.
As obras da futura Estação Vereador José Diniz, da Linha 17-Ouro, estão avançadas, com 72% da obra civil e sistema concluídas. Nesta etapa da obra civil, a estação está na fase de acabamentos externo e interno, piso tátil, topografia para paisagismo e estrutura metálica no elevador. Já em sistema, estão sendo implantadas as portas de plataforma, ventilação auxiliar, quadros de baixa tensão, elevadores, escadas rolantes e cubículos de média tensão.
Já o pátio Água Espraiada está com 66% das obras concluídas. Está na fase da execução de vigas-guia e da instalação de track switches (chaves de via). Este equipamento é utilizado para direcionar trens de uma via para outra, possibilitando assim maior eficiência e flexibilidade na operação.
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