Jovens nascidos entre os anos 1996 e 2010 demonstram facilidade com redes sociais e ferramentas do ambiente digital
A popularização do comércio eletrônico e a expansão do acesso à internet têm influenciado uma revolução no empreendedorismo digital. De acordo com dados do “Perfil do Ecommerce Brasileiro 2023”, o número de pessoas atuando em e-commerces está aumentando.
Entre os mais ativos nesse setor está a geração Z, grupo composto por jovens nascidos entre os anos 1996 e 2010. Segundo uma pesquisa da ZenBusiness, para 82% das pessoas dessa geração, o empreendedorismo tem sido mais adequado do que seguir uma carreira tradicional. Do total, 72% acreditam que as carreiras convencionais não estão disponíveis para eles, e 90% querem criar algo novo para tornar o mundo melhor.
Os dados também são corroborados por uma pesquisa do Monitor Global de Empreendedorismo (GEM), que indica que 8 milhões de jovens entre 18 e 24 anos estão liderando negócios próprios.
Os levantamentos apontam que a geração Z pode aproveitar a familiaridade com a tecnologia para empreender e abrir e-commerces. Utilizar ferramentas como serviços de hospedagem, vps, gateway de pagamento, sistema de gestão e Inteligência Artificial pode ajudar a empreender no ambiente digital.
A geração Z é um público conectado. Segundo a definição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esse público é conhecido como “nativo digital”, pois cresceu em um mundo conectado à internet e à tecnologia. Costumam ser pessoas que estão em busca de experiências e do imediatismo, além de serem mais preocupadas com questões ambientais e sociais.
No ambiente digital, esses jovens se posicionam, jogam, se comunicam e também trabalham. A pesquisa da ZenBusiness mostrou que 80% dos entrevistados consideram a geração Z mais adequada ao empreendedorismo do que seus pais devido ao contato com as mídias sociais e à tecnologia.
Por só conhecerem um mundo conectado, esse público sabe ir atrás de ferramentas e conhecimentos para conseguir concluir seus objetivos. É assim que muitos deles conquistam novas habilidades e encontram oportunidades na internet.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br