Dominar idiomas além do inglês, como espanhol, francês e alemão, amplia as oportunidades e impulsiona a carreira profissional do autônomo
Ser um profissional que se comunica em vários idiomas oferece uma vantagem significativa no mercado de trabalho, cada vez mais caracterizado pela conectividade e globalização. O inglês ainda é o idioma mais procurado no Brasil e no mundo, buscado por 63% das pessoas que desejam aprender ou se aperfeiçoar, de acordo com relatório realizado pela Preply, em 2022; o espanhol e o francês representaram 18% e 7%, respectivamente, dos interessados. O relatório também revelou que o crescimento profissional foi o principal motivo para 33% das pessoas em todo o mundo desejarem aprender um novo idioma.
“Dominar mais de uma língua não apenas facilita a comunicação com pessoas de diferentes nacionalidades, mas também abre portas para oportunidades de carreira internacionais em empresas com operações globais. O idioma não deve ser uma barreira para que você cresça profissionalmente, então buscar aprimoramento é fundamental para aqueles que procuram ascender no mercado”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe, solução de pagamentos para freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA.
Quando se trata de escolher quais idiomas aprender, é importante considerar aqueles que são amplamente falados e relevantes para o campo em que se deseja atuar, e se a contratante tem relações comerciais com companhias de outros países. A especialista pontua alguns dos principais idiomas para aprender e se destacar nas entrevistas de emprego. Confira:
Inglês
Considerada a língua franca dos negócios e da tecnologia, o inglês é amplamente falado em todo o mundo. Dominar o inglês oferece uma série de oportunidades de trabalho, permitindo que você se conecte com clientes e colegas de diferentes países e culturas.
“Para quem busca trabalhar para empresas nos Estados Unidos, ou de vários países na Europa, ter o inglês em nível avançado vai ser um requisito básico para que você consiga fazer entrevistas em grandes empresas. Em alguns casos não é necessário falar os idiomas oficiais do país, porém o domínio do inglês é essencial”, explica Samyra.
Espanhol
Com mais de 460 milhões de falantes nativos, o espanhol é um idioma fundamental para os negócios e o comércio global. A América Latina, em particular, é um mercado em crescente expansão, proporcionando inúmeras oportunidades para profissionais bilíngues. Dominar o espanhol não apenas permite estabelecer conexões comerciais valiosas com países de língua espanhola, mas também abre portas para uma variedade de setores, como turismo, comércio internacional e tecnologia.
Francês
O idioma desempenha um papel importante em diversas áreas, especialmente no campo da moda, gastronomia, turismo e relações internacionais. Além de ser uma das línguas oficiais da União Europeia, o francês é amplamente falado em países da África e em outras regiões ao redor do mundo. Dominar esta língua pode abrir um leque de oportunidades profissionais, permitindo uma maior conexão com mercados francófonos e a participação em setores de prestígio.
Alemão
O idioma alemão é falado não apenas na Alemanha, mas também em países como Áustria, Suíça e Liechtenstein. Aprender esta língua pode ser extremamente vantajoso, especialmente para aqueles interessados em oportunidades de trabalho nas áreas de engenharia, tecnologia e indústria automobilística. Muitas empresas alemãs são líderes em seus respectivos setores, e ter proficiência no idioma abre portas para colaborar com essas organizações de renome.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br