Iniciativa leva acervo de 400 livros, mobiliário e arte às escolas públicas
A capital paulista passou a contar com uma ação transformadora do programa Força para Crescer: Pontos de Leitura, que inaugurou uma nova biblioteca multiuso no Centro Educacional Infantil Luz e Lápis, no bairro de Santo Amaro, zona sul da cidade.
A inauguração oficial em São Paulo aconteceu no sábado (24), como parte da Semana do Brincar. A programação artística, no entanto, começou nos dias 21 e 22, com sessões teatrais. Grupos locais como Cia. Paralenda, Cremosa Cia de Arte, Cia. dos Três e Cia. Eira Nem Beira levaram espetáculos que valorizam narrativas brasileiras e a diversidade cultural.
A biblioteca chega equipada com 400 livros de autores nacionais, pintura artística em toda a sala, mobiliário completo – prateleiras, mesas e cadeiras –, além de placas de sinalização que tornam o ambiente mais acolhedor e acessível. O espaço não se limita ao incentivo à leitura, mas também funciona como centro de convivência e estímulo à criatividade e ao imaginário das crianças.
“A entrega da biblioteca não é apenas uma doação de livros ou de mobiliário. É uma forma de valorizar o território e enaltecer a potência das crianças e educadores daquela comunidade. É sobre abrir janelas simbólicas para o conhecimento e o encantamento”, afirma William Mendonça, coordenador-executivo geral do programa.
Renata Ruggiero, presidente da entidade que realiza o gerenciamento social da Motiva, reforça que este patrocínio está em linha com a estratégia do Instituto de apoiar a literatura e incentivar a leitura nas regiões em que atua.
“Acreditamos no poder transformador da leitura, e por isso, estamos muito felizes em apoiar a criação dessas novas bibliotecas. Elas são mais do que locais para guardar livros, são espaços onde aprendizado e cultura se encontram, criando possibilidades e horizontes para as comunidades. Este projeto reflete nosso compromisso com a educação e com a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável”, pontua a executiva.
O “Força Para Crescer: Pontos de Leitura” é apresentado pelo Ministério da Cultura, Enel, Itaú e Motiva, por meio do seu Instituto. A iniciativa é uma realização da DEDA Soluções Criativas, Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte. O programa conta com o apoio da cidade de Imperatriz. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções e a consultoria executiva é da Marco Zero.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br