Projeto gratuito transforma centros esportivos da região em espaços de lazer com atividades aquáticas e esportes de areia
A Zona Sul da capital recebe a quarta edição do Festival de Verão Praia São Paulo, projeto gratuito que transforma centros esportivos em praias urbanas e ocorre entre 16 de janeiro e 8 de março, sempre às sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Associação Paulistana de Recreação, Esporte e Lazer (Aprel), leva convivência com o clima praiano para moradores da região sem que precisem sair da cidade.
O festival é realizado no CE Guarani (Vila Guarani), CE Ipiranga (Ipiranga), CE Vila Santa Catarina, CE Santo Amaro e no Parque Praia do Sol, na região da Guarapiranga. Os espaços recebem estruturas que recriam o clima de praia, com área “prainha”, cadeiras, guarda-sóis, brinquedos infláveis, water ball e boias, além de esportes de areia como vôlei de praia, futevôlei e beach tennis.
O Parque Praia do Sol, na região da Guarapiranga, é um dos destaques do festival, com uma programação especial de atividades náuticas e esportes de areia. O espaço está equipado com Banana Boat (2 unidades), Kayak (10 unidades), Stand Up Paddle (6 unidades), Pedalinho (4 unidades) e um barco acessível para uso preferencial de pessoas com deficiência, mas disponível também ao público em geral. O barco também permite a participação de PETs, reforçando o caráter inclusivo e afetivo da experiência.
Todas as atividades são gratuitas, com cadastro feito na hora e sem necessidade de inscrição prévia. A proposta é aproximar o lifestyle praiano da rotina paulistana, transformando equipamentos públicos da Zona Sul em pontos de encontro, movimento e bem-estar durante o verão.
Serviço:
Festival de Verão Praia São Paulo
Data: até 8 de março de 2026
Horário: sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h
Locais: Zona Sul
CE Guarani – Rua Lussanvira, 178 – Vila Guarani
CE Ipiranga – Praça Nami Jafet, 45 – Ipiranga
CE Vila Santa Catarina – Rua Rodes, 112 – Vila Santa Catarina
CE Santo Amaro – Avenida Padre José Maria, 555 – Santo Amaro
Parque Praia do Sol – Avenida Atlântica, 3.100 – Guarapiranga
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
