Feteps ocorre entre 19 e 22 de agosto, no São Paulo Expo. Mostra contará com 132 projetos de estudantes de Etecs e Fatecs
Ideias inovadoras para solucionar problemas que afetam a sociedade das mais diversas maneiras. É o que oferece a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). O evento será realizado entre os dias 19 e 22 de agosto, no São Paulo Expo, pavilhão de exposições localizado no distrito do Jabaquara, na zona sul da Capital. Interessados em visitar a mostra podem fazer o credenciamento antecipado gratuitamente pelo site da Feteps.
Em sua 15ª edição, a feira Feteps apresenta 132 projetos. Destes, 112 foram desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead) do Centro Paula Souza (CPS). A feira conta com a participação de 20 trabalhos de outras instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nacionais e internacionais.
Desenvolvidos em grupos formados por até três alunos, os projetos foram norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Nossa intenção é reforçar a característica dos alunos de Etecs e Fatecs de colocar seu espírito empreendedor e conhecimento técnico a serviço da sociedade, pensando no bem comum aliado a novas tecnologias e ideias de negócios”, ressalta a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec Capacitações) do CPS, Lucília Guerra.
De acordo com o novo conceito da Feteps, a mostra de projetos será muito mais do que uma feira de ciências. A ideia é promover um evento que irá aproximar estudantes de empresas e de possíveis investidores interessados em ideias inovadoras e novos produtos. Haverá, inclusive, um espaço especialmente reservado para rodadas de negócio.
Seguindo as tendências presentes em feiras e grandes eventos, os estandes da mostra contarão com computadores e aparelhos de TV para que os jovens apresentem os detalhes de seus projetos a visitantes e avaliadores.
“A Feteps dá visibilidade àquilo que ocorre dentro das nossas unidades, ressaltando as soluções apresentadas pelos alunos para um mundo que precisa de boas ideias”, avalia Lucília Guerra. “É uma forma de prestarmos conta do bom serviço público oferecido à sociedade: uma educação de qualidade, transformadora e que provoca mobilidade social, preparando o jovem para o emprego e apoiando sua capacidade de empreender.”
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br