Intervenções artísticas, que têm como proposta instigar o olhar das pessoas sobre a vida nos rios, acontece até 9 de novembro
Uma exposição às margens do Rio Pinheiros, essa é a proposta de “Águas Abertas”, uma mostra que inaugura neste sábado (09/08), ao meio-dia, no Parque Linear Bruno Covas, localizado na Av. Magalhães De Castro, R. Pedro Avancine – Jardim Panorama, exatamente na borda do Rio Pinheiros.
A mostra ficará ativa até o dia 9 de novembro, todos os dias, das 10h às 17h, com entrada gratuita. A proposta é que, por meio da arte, haja uma reflexão cultural sobre as relações entre cidade, meio ambiente, um rio emblemático e a importância de reconectar os cidadãos ao Pinheiros.
A exposição acontece com o apoio da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), que tem uma trajetória centenária junto ao Rio Pinheiros, há mais de 100 anos, por meio do sistema de reversão das águas utilizado tanto para a geração de energia elétrica quanto para o controle de cheias durante o período de chuvas.
A participação da empresa também visa reforçar o compromisso da companhia com a sustentabilidade, o desenvolvimento urbano e a valorização da cultura, atuando para que o Rio Pinheiros volte a ser um espaço de convivência e lazer para os paulistanos.
“Nossa atuação no rio Pinheiros vai além da gestão hídrica: buscamos promover um equilíbrio entre segurança, inovação e qualidade de vida para a população. Projetos como este reforçam a importância de cuidarmos do rio como um bem coletivo, essencial para o presente e para as futuras gerações”, afirma Karla Maciel, CEO da Emae.
Com curadoria de Gabriela de Matos e Paula Alzugaray, os visitantes poderão ver obras desenvolvidas por artistas de diferentes regiões do país. Os mais de oito quilômetros de parque serão ocupados por intervenções de profissionais como Cinthia Marcelle, vão, Coletivo Coletores, Keila-Sankofa, Day Rodrigues, Lenora de Barros e Lúcio Ventania.
Serviço:
Exposição Águas Abertas
Parque Linear Bruno Covas, Margem Oeste do Rio Pinheiros
Data: de 9 de agosto a 9 de novembro de 2025
Visitação: Segunda a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br