Estudantes da EMEF Carlos de Andrade Rizzini apresentam TCA com temas que refletem a realidade dos jovens

0
1
Apresentação dos alunos da EMEF Carlos de Andrade Rizzini - Crédito: Giovanna Bicalho

Projeto interdisciplinar reúne temas atuais, pesquisa prática e apresentações no Teatro Paideia

Dezembro chegou e com isso boa parte dos estudantes já concluiu o ano letivo ou está em fase de finalização. Essa época envolve muitos estudos, provas e apresentações de trabalho, além claro, de toda ansiedade e nervosismo da vida escolar. 

Mas a turma dos nonos anos da escola EMEF Carlos de Andrade Rizzini teve a oportunidade de vivenciar uma experiência diferente e enriquecedora neste final de ano. Foi a produção e apresentação do TCA, um trabalho de conclusão de curso formulado pelo professor da instituição Francisco de Castro Matos, que ministra aulas de português e inglês, com o apoio dos professores Victor Oliveira, orientador da sala de leitura, e Gisele Grassmann, professora de ciências e colaboradora do projeto. 

O TCA é realizado em grupo e faz parte da instrução normativa da Secretaria Municipal de Educação. Durante todo o ano letivo, os alunos recebem orientações para formular as pesquisas e elaboração da apresentação final. Cada grupo é livre para escolher o tema que deseja trabalhar, mas a escola orienta para que seja algo que os jovens achem importante para a vida deles e que possa ser aplicado à escola. O projeto é interdisciplinar e os alunos de outros anos são convidados a assistir a apresentação final e elaborar relatórios sobre o que viram. 

As exposições da turma aconteceram nesta primeira semana de dezembro, no Teatro Paideia, companhia em frente à escola. Os temas atuais mostram que a turminha é antenada, com grupos que falaram de música como resistência, gravidez na adolescência, mercado de trabalho para jovens, uso de redes sociais e seus problemas, educação financeira, insegurança e comparações na internet, racismo, drogas, videogames, empoderamento feminino, inteligência artificial, influência do funk, esporte na escola, saúde emocional, hábitos alimentares e um estudo do bairro de Santo Amaro.    

“Tentamos trabalhar com eles o tema dentro da realidade deles, até para saberem o que se passa dentro da escola. Uma das etapas do projeto envolvia a realização de uma pesquisa com 100 alunos. Esse trabalho acaba gerando uma reflexão neles, sobre o que estão fazendo consigo e com o outro. Os trabalhos também devem ser associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável justamente para ser algo a ser levado para a vida”, explica a coordenadora pedagógica Sandra Mara França.

Por Giovanna Bicalho


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.