Extremo-sul paulistano estenderá sua linha ferroviária para melhor atender a mobilidade
Atualmente, a Linha 9-Esmeralda está sendo administrada pela ViaMobilidade, concessionária responsável também pela linha 5-Lilás, mas pertencia à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a qual está responsável pela execução das obras da futura Estação Varginha, estendendo ainda mais a sua linha ferroviária pelo extremo sul paulistano.
O Presidente da CPTM, Pedro Moro, fez um anúncio na quarta-feira (26), estimando que as obras da Estação Varginha possam ser concluídas em outubro deste ano. Além da estrutura e dos entornos da estação, as obras prevêem ainda a construção de uma nova rua, com a finalidade para embarques e desembarques de transportes por aplicativo e automóveis. O complexo abrigará também um terminal de ônibus, auxiliando os passageiros no melhor caminho de casa, com estimativa para entrega para o final de 2024.
Em outro ponto importante da mobilidade da região se encontra a construção de um novo viaduto para ligar a avenida sob o caminho dos trilhos, após a estação, eliminando a interferência viária e permitindo a ligação da estação com o pátio de estacionamento dos trens.
A Estação Varginha visa a expansão em 4,5 quilômetros de extensão da malha ferroviária, a partir da Estação Grajaú, com a Estação Mendes – Vila Natal já em operação.
Quando for inaugurada, a Estação Varginha voltará a ser a estação mais ao extremo sul da cidade de São Paulo em operação. A antiga estação Varginha de 1992 foi construída pela Fepasa em meio à ferrovia que já havia sido construída décadas antes pela Estrada de Ferro Sorocabana. Ela funcionou como a estação terminal de uma antiga extensão operacional, que partia da atual Estação Jurubatuba, a qual na época também representava o fim da via mista.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br