Estação Hospital São Paulo, da Linha 5-Lilás, é a primeira do Brasil a receber sinalização em Linguagem Simples

0
28
Pictogramas e imagens alterados para o uso de linguagem simples na estação - Foto: Divulgação

Iniciativa do Instituto Jô Clemente (IJC) com a ViaMobilidade pretende promover acessibilidade e inclusão

Em uma iniciativa inédita voltada à promoção da inclusão e à acessibilidade nos espaços urbanos, o Instituto Jô Clemente (IJC), em parceria com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, inaugurou oficialmente na terça-feira (23) o projeto de sinalização em Linguagem Simples na Estação Hospital São Paulo. É a primeira estação do Brasil a oferecer este recurso.

As placas implementadas foram elaboradas com base em princípios de design universal e acessibilidade cognitiva. Elas utilizam frases curtas, diretas e com linguagem objetiva, além de ícones, pictogramas e elementos visuais de fácil reconhecimento, que funcionam como apoio à leitura e interpretação das mensagens.

A ação integra as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e tem como foco tornar a experiência dos usuários no transporte público mais acessível, especialmente para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, crianças, pessoas com baixo letramento e demais públicos que enfrentam barreiras na compreensão de informações.

“Este projeto é um marco e o primeiro passo para levarmos a comunicação inclusiva para outros espaços urbanos, como trens, estradas, aeroportos, meios fluviais e qualquer outra forma de mobilidade. Afinal, quando comunicamos de forma adequada, incluímos todas as pessoas. Que este seja o começo de um movimento que vai muito além das placas e que, por meio da comunicação, promove inclusão e autonomia”, afirma Priscilla de Arruda Camargo, Gerente Executiva de Marketing, Comunicação e Captação de Recursos do Instituto Jô Clemente (IJC).

Localizada a apenas 130 metros do Instituto Jô Clemente (IJC), a Estação Hospital São Paulo está inserida em uma região com grande fluxo de pessoas e serviços essenciais, como hospitais, centros de saúde e instituições de ensino, o que a torna ideal para a implementação inicial do projeto.

Mais do que promover a inclusão, a adoção da Linguagem Simples nas sinalizações tem impacto direto na experiência dos passageiros. Informações claras e objetivas facilitam a navegação pela estação, reduzem dúvidas e aumentam a sensação de segurança e autonomia, benefícios que se estendem a todos os usuários.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.