Estação Autódromo, na Linha 9-Esmeralda, participa de projeto-piloto para pagamento de tarifa com QR Code

0
1016

Durante 45 dias, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos vai testar essa nova forma de compra de tarifa em algumas estações, com o intuito de “oferecer mais praticidade e segurança aos passageiros e reduzir custos operacionais das empresas”


A Estação Autódromo, na Linha 9-Esmeralda, é uma das sete estações do sistema metroferroviário da capital paulista a participar de um projeto-piloto da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) que oferece aos passageiros uma nova forma de compra de bilhetes unitários: a compra com leitores QR Code nas catracas.

Durante 45 dias, a começar desta terça-feira (3), a STM vai testar essa nova forma de compra de tarifa, com o intuito de “oferecer mais praticidade e segurança aos passageiros e reduzir custos operacionais das empresas”.

As estações que recebem os leitores QR Code, além da Autódromo, são: Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco (Linha 11-Coral), Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade), São Judas (Linha 1-Azul), Paraíso (linha 1-Azul e 2-Verde) e Pedro II (Linha 3-Vermelha).

Segundo a STM, os passageiros podem comprar os bilhetes com cartão de crédito pelo celular, por meio do aplicativo VouD, que pode ser baixado em lojas virtuais de Android e iOS. Então, é só abrir o QR Code na tela do celular e passar nos bloqueios com validador nas estações. Pelas máquinas de autoatendimento, o pagamento é feito com cartão de débito. Dessa forma, basta passar o código impresso nos bloqueios com leitores instalados. Nas bilheterias o pagamento é feito em dinheiro.

Durante os 15 dias iniciais do projeto, as vendas ocorrem das 9h às 16h; após esse período, as vendas ocorrem no horário de operação das estações.

Os bilhetes com QR Code valem até 18 de outubro, mas a recomendação é que sejam utilizados preferencialmente em 72 horas após a compra para evitar que a impressão do código sofra danos.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.