Beber durante a gravidez pode provocar diversos problemas para o feto
O dia 09 de setembro é destacado como “Dia Mundial de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)”. Nesta data, autoridades, profissionais de áreas médicas, entidades e associações promoveram um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo para alertar sobre os riscos do consumo de álcool na gravidez. Segundo autoridades da área da saúde, o uso de álcool durante a gravidez é responsável por uma série de problemas para o feto, como atraso no crescimento, alterações neurológicas, problemas no desenvolvimento motor, irritabilidade, déficits cognitivos, entre outros.
Apesar da falta de dados estatísticos mais consistentes no Brasil, autoridades afirmam que tem crescido o consumo de álcool entre jovens adultos e em especial mulheres. O Ministério da Saúde estima que 1 a cada mil bebês nascem com a síndrome, mas há subnotificação por falta de informação e desconhecimento da doença. No Brasil, estima-se que 15% das gestantes consumam bebidas alcoólicas e, além disso, as brasileiras em idade fértil estão bebendo mais.
No evento da Assembleia Legislativa, a vereadora Janaína Lima destacou os malefícios do uso de álcool durante a gravidez. Na Câmara Municipal de São Paulo, a parlamentar apresentou um Projeto de Lei que trata da conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A sua iniciativa estabelece diretrizes para a conscientização sobre a SAF e a obrigatoriedade de que toda a rede municipal, atuante no pré-natal, oriente as pacientes sobre a importância do zero consumo de álcool durante a gravidez, a fim de prevenir a Síndrome Alcoólica Fetal.
Em trabalhos junto com grupos de mulheres, visitas a instituições e na realização de palestras em vários pontos da cidade, a vereadora Janaína Lima tem insistido na importância do tema. Campanhas são feitas em estações de metrô, trens e terminais urbanos, com panfletagem de distribuição de material impresso para alertar sobre as consequências do consumo de álcool durante a gravidez. Janaína lembra que durante todo o mês de setembro haverá mobilização de grupos de trabalhos que promovem visitas a pontos estratégicos da capital paulista com alertas sobre o tema.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br