Realizada pela Acsp– Distrital Sul, iniciativa reuniu lideranças e resgatou histórias, afetos e símbolos
Encerrando a programação comemorativa dos 474 anos de Santo Amaro, a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sul, por meio do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), promoveu na manhã do dia 30 de janeiro o encontro “Encontros e Memórias de Santo Amaro: Uma Manhã para Recordar”. O evento reuniu mais de 40 personalidades que atuam diretamente no fortalecimento do território conhecido como “Bairro-Planeta”, entre representantes culturais, empresariais, institucionais e comunitários.
O encontro foi marcado por uma roda de conversa permeada por emoção, lembranças afetivas, reflexões críticas e propostas para o futuro do bairro. Em meio a relatos, homenagens e momentos simbólicos, Santo Amaro foi apresentado em sua essência: acolhedor, criativo, dinâmico e propositivo. Até mesmo a presença simbólica do poeta Paulo Eiró foi evocada, reforçando o elo entre memória, arte e identidade local.
Estiveram presentes representantes da Supervisão de Cultura de Santo Amaro e da Capela do Socorro, do 1º Batalhão da Polícia Militar, Rotary Ponte Estaiada, CIESP, OAB, Conselho de Saúde, instituições culturais, educacionais, empresariais, religiosas e da imprensa regional, além de coletivos e empreendedores que atuam na preservação da história santamarense.
A programação teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguida das boas-vindas e da apresentação institucional da ACSP. A partir de slides históricos, cada etapa do encontro resgatou marcos importantes da região, como o comércio tradicional, praças, igrejas, bonde, biblioteca, escolas, romarias, indústrias, associações e personalidades que ajudaram a moldar Santo Amaro ao longo dos séculos. O encerramento contou com música, poesia, homenagens, o tradicional “Parabéns” ao bairro e a partilha do bolo comemorativo.
Mais do que um evento, “Encontros e Memórias de Santo Amaro” consolidou-se como um espaço de escuta, reconhecimento e valorização da história coletiva, reafirmando o orgulho e o pertencimento de quem constrói diariamente Santo Amaro de todos nós.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
