Empreendedores em série são cada vez mais comuns no Brasil

0
4123

Um empreendedor serial ou empreendedor em série é o profissional que inicia vários negócios, um após o outro, em vez de iniciar um empreendimento e permanecer focado nele por muitos anos, como um empreendedor mais típico. Geralmente tratam-se de pessoas físicas com recursos próprios e que os usam para fundar ou comprar empresas com potencial de crescimento para lucrar no futuro.

Existem os empreendedores em série que investem em empresas para vender mais tarde, e também os que mantêm a participação nos negócios enquanto delegam responsabilidades gerenciais diárias a outras pessoas, contratando diretores, CEOs e etc. Se o negócio estiver com baixo desempenho, eles podem fechá-lo e passar para a próxima ideia num piscar de olhos.

Alguns empresários altamente bem-sucedidos são empreendedores em série. Startups organizadas por empreendedores em série são geralmente consideradas oportunidades atraentes por investidores de risco experientes. Não é incomum que as pessoas iniciem negócios, experimentem falhas e tentem novamente. Os empreendedores em série são geralmente vistos como um tipo diferente por causa de seu histórico de iniciar várias empresas bem-sucedidas.

Não existe um número padrão de negócios que alguém tenha que começar para ser considerado um empreendedor serial. No Brasil, o termo tem se popularizado e a prática de empreender em série torna-se cada vez mais comum entre os grandes investidores de diversos setores.

O empreendedorismo em série já acontece no mundo e inclusive no Brasil há bastante tempo, mas nos últimos 10 anos o termo passou a ser utilizado, principalmente no setor de tecnologia. Nos Estados Unidos, o empresário Richard Branson foi um dos primeiros empresários a serem apontados pela mídia como empreendedor serial e não é pra menos, pois ele é considerado um dos maiores empreendedores do mundo. O Virgin Group, que ele controla, conta com mais de 400 empresas. Com este modelo de negócio, Branson criou seu primeiro negócio aos 16 anos. Sua rede de lojas de discos foi o ponto inicial para a expansão do grupo. Hoje, a Virgin dá nome para uma companhia aérea, uma empresa de telefonia móvel, e até uma empresa de turismo espacial. Entre os planos do magnata, está a criação de uma companhia de novas fontes de combustíveis. Estima-se que as empresas valem mais de US$5 bilhões.

No Brasil, empresários como David Pinto, Carol Martineli, Jonathas Freitas e Carlos Wizard compõe o cenário dos empreendedores em série mais famosos e com maior desempenho.

O empresário David Pinto, atualmente por trás da rede Laser Fast, já fundou e vendeu diversas empresas, sendo a Dr. Resolve uma das maiores. Atualmente ele planeja faturar um bilhão com a rede de clínicas de depilação neste ano. A mineira Carol Martineli é a fundadora da marca Carol Coxinhas, rede de lanchonetes que bombou na pandemia e alcançou 80 franquias no país. Não contente com o sucesso de uma marca, ela lançou recentemente uma marca de frango frito e outra de açaí. Ela é considerada uma das mulheres mais importantes do Franchising no país.

No setor de tecnologia, o empresário Jonathas Freitas é um dos mais conhecidos no empreendedorismo em série. Ele investe em empresas de educação, streaming, treinamentos, inteligência artificial e etc. Ele é sócio da ManyContent, TouroClass, BlitzPay, Guerrilha Way e diversas outras startups. Em 2021 ele foi listado como uma das pessoas mais importantes do setor no Brasil e foi destaque na mídia internacional.

Carlos Wizard fundou a rede de escolas de inglês Wizard e a vendeu para um grupo britânico por 2 bilhões de reais, a maior negociação da história do setor de educação privada já realizada no país. Atualmente ele é dono das marcas Social Bank, KFC, Pizza Hut, Rainha e Topper, além da rede de alimentação Mundo Verde, a Ronaldo Academy, em parceria com o ex-jogador Ronaldo, a rede de idiomas Wise Up, e outras empresas da área logística e de esportes.

A grande maioria dos empreendedores em série bem sucedidos apontam fatores como planejamento, organização, conhecimentos gerais e treinamento de equipe como principais requisitos para criar empresas com potencial de sucesso.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.