Evento teve como objetivo promover a igualdade racial na educação
Nos dias 07 e 08 de novembro, cerca de 900 educadoras dos 15 Centros de Educação Infantil – CEIs da SOBEI participaram do Seminário Pedagogia da Infância 2024, com o tema “Educação Infantil para uma Sociedade Justa e Inclusiva”. O evento, realizado no Teatro Renato Russo do CEU Cidade Dutra, teve como objetivo principal atender à Lei Municipal nº 17.950/23 e a Lei 10.639/03 que torna obrigatória a capacitação de professores para atuarem na promoção da igualdade racial.
Distintamente as educadoras foram agraciadas com a Palestra da Dra. Jussara Santos, coautora do Currículo da Cidade – Educação Antirracista da Secretaria Municipal de São Paulo. Com uma trajetória de intenso trabalho marcado por um profundo compromisso com a luta antirracista e com a promoção de uma educação de qualidade para todas as crianças, independentemente de sua origem étnico-racial. A Doutora Jussara compartilhou experiências e perspectivas sobre como a educação pode ser um agente de transformação para uma sociedade mais justa e igualitária e propôs práticas pedagógicas que visam combater o racismo estrutural e criar um ambiente educacional inclusivo para todas as crianças.
Outra atração de destaque foi a renomada Prof.ª Giselda Perê, mestra em arte educação pelo Instituto de Artes da Unesp, artista e educadora há quase 20 anos, apresentou uma performance artística de valorização das sabedorias, das estéticas e da oralidade presente em nossa origem africana e afro-brasileira. Trouxe uma narrativa artística encantadora com rico repertório de histórias que versam sobre a infância e a ludicidade presente nas culturas pretas e na essência das sabedorias africanas que valorizam nossas identidades e nossas histórias de origem, com dignidade, humanidade, sabedoria e as belezas contidas em nossas heranças ancestrais.
O Seminário contou ainda com a Roda de Capoeira, liderada pelo Mestre Tião, um momento de celebração e expressão cultural afro-brasileira, trazendo a riqueza da tradição que mistura arte marcial, música, dança e resistência. E a especial apresentação da Orquestra Jovem SOBEI com repertório de enaltecimento aos compositores e músicas relevantes na cultura brasileira.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br