Ecopontos de Santo Amaro: saiba o que pode ser descartado e os endereços

0
1444

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; e aos domingos e feriados, das 6h às 18h


Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³)- equivalente a 18 sacos de 60 litros, grandes objetos (móveis – sem vidro; poda de árvores – folhagens e pequenos galhos, etc.) e resíduos recicláveis. De forma gratuita, cada pessoa poderá deixar seu material a ser descartado em caçambas separadas, uma para cada tipo de resíduo.

O entulho é resultado dos restos de construções, demolições e pequenas reformas em prédios e residências e que acaba sendo descartado de forma ilegal em ruas e praças. Para combater este tipo de crime, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), ampliou a oferta de áreas para a deposição regular dos resíduos dos chamados pequenos geradores, juntamente com a facilitação e incentivo para a reciclagem destes materiais.

O que os ecopontos recebem?
Resíduos da construção civil, desde cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras. Móveis velhos (sem vidro), sobras de podas de árvore (folhagens e pequenos galhos) e outros materiais volumosos. Também valem os recicláveis – vidro, papel, alumínio e plástico.

Vidro: copos, garrafas, potes, frascos de remédios, perfumes e desinfetantes
Papel: jornais, revistas, caixas e embalagens de papelão (estes sempre rasgados e dobrados)
Alumínio: latas e tampas de refrigerantes e cervejas, garrafas, arames e grampos, fios, pregos, marmitex, alumínio e cobre
Plástico: garrafas pet, potes e embalagens de xampu, detergente, álcool e água, tampas, sacos plásticos

O que não pode ser levado?
Lixo domiciliar comum, lixo eletrônico, pilhas, óleo de cozinha, material hospitalar e industrial, gesso e telhas de amianto, que devem ser descartados de maneira apropriada.

Fazer o descarte correto destes resíduos contribui com o meio ambiente, evitando que sejam deixados de qualquer forma em vias públicas, terrenos baldios ou rios, o que ajuda a reduzir a incidência de doenças e a ocorrência de enchentes. Também evita maiores gastos com a limpeza pública.

Existem atualmente 114 ecopontos em São Paulo.

Confira os endereços dos Ecopontos em www.prefeitura.sp.gov.br


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.