Serviço que recolhe resíduos sólidos pelos bairros esteve no Brooklin entre os dias 7 a 11 de outubro
Com o objetivo de dar um destino correto para os resíduos sólidos, a Prefeitura de São Paulo desenvolveu projetos com a iniciativa privada para recolher os mais variados tipos de sedimentos e assim manter a cidade limpa, além de destinar os objetos recolhidos para a reciclagem.
Uma dessas iniciativas é o Ecoponto, uma empresa que realiza serviços de limpeza urbana com diversas ações e operação 24 horas por dia, sete dias por semana, atendendo bairros da Zona Sul como Santo Amaro, Campo Limpo, Capela do Socorro, M’ Boi Mirim e Parelheiros. Além dos pontos fixos para descarte, a empresa tem o projeto do Ecoponto Móvel, em que uma caminhão-caçamba circula pelos bairros que atende com o objetivo de facilitar o descarte de resíduos mais pesados e difíceis de serem levados pela população até os pontos tradicionais. O Ecoponto Móvel recebe especialmente móveis velhos, colchões, madeiras, restos de podas de árvores, entulho em pouca quantidade (18 sacos de 60 litros, o equivalente a uma caixa d´água de 1.000 litros), mas também recolhe papel, vidro, metal e plástico.
“Com o Ecoponto Móvel a gente consegue encurtar o deslocamento do munícipe e facilitar o descarte. A gente ainda precisa conscientizar mais a população sobre o serviço, para diminuir ainda mais os níveis de entulho pela cidade e também de entupimento das galerias. Desde que começamos o projeto, temos recebido muito menos reclamações com relação a descarte e entupimento de galerias, então temos que continuar”, explica o Engenheiro Coordenador de Obras da Subprefeitura de Santo Amaro, Aureliano Carneiro de Lima.
Durante os dias 7 a 11 de outubro, o caminhão do Ecoponto ficou estacionado entre a Avenida Roberto Marinho e a Rua Zacarias de Góis. Na última quinta-feira (10) a equipe do Grupo Sul News pôde acompanhar um dia de trabalho e testemunhar o descarte de alguns moradores da região, como a médica veterinária Mariana Fernandes que levou duas poltronas velhas para o local. “Ter um Ecoponto Móvel perto é incrível, o fixo está sempre cheio, aqui foi mais fácil. Me atendeu muito bem já que está perto do meu estabelecimento”, contou a médica.
O Ecoponto Móvel circula pelos bairros da Zona Sul e fica uma semana estacionado em endereços dos bairros para que os moradores possam levar resíduos sólidos e fazer o descarte correto de forma gratuita e ecológica. A próxima parada do Ecoponto Móvel será entre os dias 11 a 14 de novembro, das 8h às 16h, no Terminal Santo Amaro, localizado na Avenida Padre José Maria, 490 Para saber mais acesse https://ecosampa.com/ .
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br