ARTIGO | É preciso uma Delegacia da Defesa da Mulher

2
1880

A Subprefeitura da Capela do Socorro sediou uma importante reunião que venho levantando a bandeira há anos, juntamente com o Prefeito Ricardo Nunes, à época Vereador, da instalação de uma Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) em nosso Extremo-Sul Paulistano.

A Capela do Socorro, Parelheiros e região abrange um terço da cidade de São Paulo, por conta disso, mulheres vítimas de violências domésticas precisam se deslocar por uma grande distância somente para realizar uma denúncia em pelo menos na 6ª DDM Santo Amaro. Somente a distância já desanima de ir realizar uma denúncia, que pode ser crucial para o futuro do bem-estar daquela mulher.

É preciso acolher as mulheres em suas regiões, mostrar que estamos presentes e que atitudes passíveis de denúncias podem, e devem ser, ouvidas. A DDM Capela do Socorro trará este sentimento de acolhimento a uma das regiões mais carentes da cidade com mais de 1 milhão de habitantes.

No Brasil, 60% dos casos ocorrem somente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. No território paulista ocorre um caso a cada 10 horas. O simples ato de fazer uma denúncia pode evitar quaisquer tipos de situações que possam complicar ainda mais a vida, seja por agressões físicas ou morais, da mulher no seu cotidiano.

Trazer um equipamento que levanta a bandeira a favor do bem-estar da mulher gera um sentimento de acolhimento e pode, inclusive, incentivar a mulher a fazer a denúncia, para criarmos uma geração de mulheres com autonomia o suficiente para se sentirem seguras em procurar ajuda para melhorar o seu bem-estar, seja qualquer que seja a gravidade da situação.

A reunião foi um sucesso e agora esperamos que, honestamente, as mulheres da região mais afastadas da cidade possam ter a quem recorrer, em nossa própria região, quando casos assim ocorrem por aqui.

Lisandra Gonçalves, advogada cível e criminal


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. É de suma importância uma delegacia da mulher na região, porque sou mulher e também atuo como liderança comunitária em Parelheiros e Capela do Socorro e sei o quanto e difícil a implementação de políticas públicas para as mulheres de nossas periferias, como nossas mulheres estão vuneraveis, há todo tipo violência e ter uma delegacia da mulher só vai agregar e nos dar um amparo a todas nós mulheres que estamos tão distantes de tudo, eu como mulher e como liderança apoio firmemente.

  2. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
    Dra Lisandra, as mulheres agradece a parceria, por seu empenho a essa luta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.