Dicas para ter um ano letivo produtivo!

0
1054

Planejamento é a palavra de ordem


O ano letivo começou e a palavra de ordem para viver uma temporada de estudo eficaz e sem sustos é planejamento. Muitos estudantes começam as aulas em um ritmo lento e procrastinam ao longo do primeiro semestre. Quando chega a segunda parte do ano e a reta final se aproxima bate um desespero, já que as cobranças por boas notas ficam mais fortes e há bastante matéria acumulada. A fim de os alunos terem o ano de 2022 organizado e produtivo, Thiago Mulim, supervisor pedagógico do pré-vestibular, do Elite Rede de Ensino, preparou uma série de dicas.

– Pratique atividade física. Ao organizar a sua rotina acadêmica e pessoal, não esqueça dos exercícios. A ciência comprova que ao realizar alguma atividade física, ao menos três vezes na semana, é estimulada a produção de hormônios cruciais para seu bom humor, aumenta a capacidade de memória, melhora a concentração e, dessa forma, prepara o corpo para a maratona de estudos e provas que estão por vir.

– Selecione poucos materiais de estudo, o filtro é de extrema importância. Com o advento do uso de PDFs e conteúdos de apoio em geral, é comum que os alunos utilizem esses recursos a fim de complementarem o seu material didático tradicional. Entretanto, esse processo pode ser extremamente perigoso na longevidade dos estudos, tendo em vista que a sobrecarga de informações, sem um ordenamento claro de uso, estimula a procrastinação. Por isso, tenha cuidado e utilize apenas o necessário, contando com a ajuda da coordenação da sua escola.

– Tenha temperança. Ser moderado(a) nas suas escolhas diárias vai auxiliar nos seus estudos. Reconhecer as decisões e os hábitos que são marcados por excessos, corrobora com o processo de autoconhecimento e é importante no desenvolvimento de uma rotina mais saudável. Aprender a zelar pelo equilíbrio e pela moderação nas escolhas simples da sua rotina vai ajudá-lo(a) a tomar uma decisão difícil. 

– O plano de estudos é o seu aliado e deve ser coerente com seus objetivos, bem como com a sua rotina. Ele vai ajudar ao longo da sua preparação. Porém, tão importante quanto criar um, é se ater a ele de maneira fiel e constante, prezando pelo cumprimento das tarefas no horário previsto e da melhor maneira possível. Nesse sentido, ao perceber que seu plano não contempla mais as necessidades que, por certo, afloram ao longo do ano, não hesite em procurar a coordenação do seu colégio para reformulá-lo.

– Tenha objetivos a curto prazo. É necessário ter metas a longo prazo, porém é importante, também, planejar e cumprir algumas delas a curto prazo, pois elas trazem um maior senso de satisfação e de motivação.

-Use ferramentas simples e analise as disponíveis, como calendário, planner, caderno, bloco de notas ou aplicativos de organização. Escolha o que funciona melhor para você, não se prenda a regras longas e complexas de produtividade.

– Deixe o quarto sempre organizado. Pode parecer clichê, mas mantê-lo arrumado interfere diretamente na sua organização diária. Quando a sua mesa está cheia de folhas espalhadas fica mais difícil encontrar o que procura. Realizando essa tarefa com constância, você otimiza o seu tempo e se sente mais confortável, além de poder desfrutar de um ambiente acolhedor nas horas de estudo.

– Descanse e cuide da alimentação. Sem dormir ou comer direito, as tarefas diárias ficam difíceis e cansativas. Arrume tempo para hobbies que contribuam com a sua saúde mental. Não esqueça de separar um momento especial para conversar com seus amigos, família e conhecer melhor a sua própria companhia.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.