Data surgiu com o objetivo de agradecer todos os doadores e lembrar a importância de doar sangue
No dia 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi pensada como forma de agradecer a todos os doadores de sangue pela ação e também lembrar a população da importância deste ato.
Novembro não foi escolhido aleatoriamente. O mês antecede as festas de final de ano e o período de férias de verão, época em que os estoques dos bancos de sangue ficam mais baixos. “Novembro tem três feriados que impactam muito nos níveis dos estoques. Os bancos de sangue fecham nestas datas. Nos feriados acontecem as viagens e consequentemente, muitos acidentes, o que faz com que os números de transfusões de sangue aumentem. Então os estoques baixam e aumenta a demanda, é um efeito dominó”, explica Ricardo Cortez, captador de doadores do Banco de Sangue de São Paulo do Grupo GSH.
Doar sangue pode salvar até quatro vidas. O processo é simples. Em média, na doação são coletados no máximo 450ml de sangue. O processo também costuma ser rápido, levando cerca de 10 minutos de coleta de sangue, com um total 40 minutos em todo o procedimento.
Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todos os doadores devem apresentar um documento com foto.
Outras condições são: estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e caso tenha diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina.
Cortez lembra que ainda há muitos mitos com relação à doação de sangue, como que, quem doou sangue uma vez, precisa doar sempre ou que a pessoa vai passar mal ao fazer a retirada do sangue. “Não há uma obrigação para doar sempre, seria bom que fizesse, mas não é obrigado. Tem também o mito que o sangue engrossa ou afina, mas não é verdade. Depois da doação de sangue, pode acontecer uma queda de pressão, se for a primeira vez doando, mas caso aconteça, o banco de sangue está preparado para atender essa demanda”, explica.
Na capital paulista, o Banco de Sangue tem uma unidade na Rua Tomás Carvalhal, 711, Paraíso, com horário de atendimento todos os dias das 07h às 18h (inclusive sábados, domingos e feriados). Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o BS está com uma campanha especial com entrega de brindes para todos aqueles que doarem sangue.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br