Dia Nacional da Alfabetização: um importante momento de reflexão sobre o progresso do país

0
36
Créditos: Freepik

Para a psicopedagoga e escritora Paula Furtado, o Brasil enfrenta diversos desafios que dificultam o acesso igualitário de ensino de qualidade

Anualmente, a data de 14 de novembro, Dia Nacional da Alfabetização, é comemorada no Brasil sendo um ponto de reflexão para a educação brasileira, e lembra a sociedade que a alfabetização é a mais importante etapa para a real inclusão dos cidadãos, permitindo a disponibilidade a direitos básicos e melhores oportunidades. Além disso, abre possibilidades para o desenvolvimento pessoal, social e econômico, proporcionando um sentimento de pertencimento e autonomia. “A alfabetização vai além de decodificação de símbolos, da simples habilidade de ensinar a ler e a escrever, é o ponto de partida para a construção de habilidades essenciais ao crescimento pessoal e profissional”, assegura a psicopedagoga e escritora Paula Furtado.

Um dos principais avanços da aprendizagem a ser lembrado pela data é a de que nos últimos anos, o Brasil avançou em alguns aspectos. Como por exemplo: houve um aumento na matrícula de crianças no ensino básico impulsionado por programas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que ajudam a manter os alunos nas escolas e iniciativas como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que visam garantir a alfabetização de crianças até os oito anos e capacitar professores.

De acordo com a psicopedagoga, o país se depara com diversos desafios relacionados a fatores sociais, econômicos e estruturais que dificultam a obtenção de um ensino de qualidade. As desigualdades regionais é um exemplo. Enquanto os estados do Sul e Sudeste apresentam melhores índices de desempenho escolar, as regiões Norte e Nordeste enfrentam maiores taxas de evasão escolar.

A parceria entre família e escola, inclusive, deve ser lembrada no Dia Nacional da Alfabetização, pois esse elo é essencial para garantir um futuro mais promissor para as crianças. “Muitos pais não possuem tempo, recursos ou condições pedagógicas adequadas para apoiar o conhecimento dos filhos. No entanto, quando possível, os responsáveis podem colaborar ativamente, atuando como modelos de leitores, acompanhando as tarefas escolares, registrando os avanços e oferecendo atividades lúdicas que promovam o desenvolvimento das habilidades de linguagem”, aconselha Paula.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.