O afogamento mata três crianças por dia e representa a segunda causa de morte na faixa de 1 a 4 anos no Brasil – a prevenção é a cura e isso é representado pela frase emblemática da OMS “qualquer um pode se afogar, ninguém deveria”.
A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) tomou uma medida histórica em 2021 ao adotar uma resolução que estabelece o Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento como sendo 25 de julho. Esta iniciativa global, visa conscientizar o maior número de pessoas possível a respeito do problema afogamento e sua solução – PREVENÇÃO. Desde então, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, maior entidade da América Latina no trabalho de prevenção ao afogamento promove todos os anos ações por todo país para lembrar a sociedade a importância de prevenir esse mal que mata 15 brasileiros por dia.
Em 2023, os 4.000 voluntários da SOBRASA ao longo de 10.864 horas coordenaram mais de 1.500 ações em diversas localidades do Brasil, iluminando 1.358 locais e monumentos emblemáticos, incluindo o Cristo Redentor. Este ano, lançamos um grande desafio de percorrer simbolicamente os mais de 7 mil quilômetros que separam o Oiapoque do Chuí, envolvendo os 27 estados e incentivando a todos a nadar, remar, mergulhar, surfar, promovendo assim a conscientização das ações de prevenção e a frase emblemática da OMS “Qualquer um pode ser afogar, ninguém deveria”. Até agora, a Sociedade já percorrei mais de 57 mil quilômetros, ou seja, mais de uma volta inteira no planeta, demonstrando o engajamento e a determinação em garantir a segurança nas águas do Brasil.
Essa jornada ao redor do planeta terá encerramento simbólico, no próprio dia 25 de julho, no maior aquário marinho da América do Sul, o AquaRio, no Rio de Janeiro. Durante todo o dia os visitantes do aquário terão a oportunidade de assistir apresentações com as mascotes da SOBRASA, ouvir orientações, tirar fotos nos tótens dos personagens e receber materiais técnicos e lúdicos de orientação em prevenção ao afogamento.
“Teremos ações por todo Brasil no Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, mas a ação no AquaRio é a maneira mais simbólica que temos de chamar a atenção de todos os brasileiros, que adoram atividades aquáticas, que o prazer dessas atividades deve estar sempre atrelado aos cuidados com a prevenção. Nosso objetivo maior é unir os brasileiros na luta contra o afogamento”, ressalta David Szpilman, Secretário Geral da SOBRASA.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br