No último dia 18 de maio, foi comemorado o Dia Internacional dos Museus. E não dá para falar de museu, aqui em São Paulo, sem citar o famoso Museu do Futebol.
Esse maravilhoso e querido espaço fica nas dependências do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, e vincula tecnologia e elementos históricos do futebol, já tendo recebido mais de três milhões de visitantes.
Só quem já foi conhece a sensação única de estar lá dentro. São milhares e milhares de objetos, fotografias, gravações, filmes e formas de expressão que constituem um imenso tributo ao esporte mais popular do mundo. Não é à toa que foi considerado um dos melhores museus da América do Sul.
“Os museus são espaços fundamentais para a conservação da história humana, da arte e de suas vertentes… A gente sabe que futebol é uma vertente da arte. Pelo menos aqui no Brasil! Por isso criei esse maravilhoso recanto que, há mais de treze anos, busca preservar e celebrar a memória do esporte mais amado e praticado no país”, conta Goulart, vereador e deputado federal por mais de 25 anos e autor da lei que estabeleceu a construção do museu.
Goulart é um dos maiores defensores e representantes do esporte no município, além de idealizar o museu do futebol, levou gramado sintético, iluminação, arquibancadas e vestiários para mais de 30 Clubes da Comunidade na Zona Sul de São Paulo.
Enquanto permanecer a necessidade de prevenir a propagação da Covid-19, o Museu do Futebol estará operando em horários diferenciados. Antes de visitar, leia as informações e cheque as regras de acesso no site oficial do museu.
ANTONIO GOULART é ex-vereador e ex-deputado federal
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
FOTO: Governo de São Paulo