Dia do macarrão: O carboidrato aliado da dieta

0
43
Crédito: Freepik

No Dia do Macarrão, nutricionista explica por que o carboidrato não é vilão e dá porções e dicas para um prato equilibrado

No Dia do Macarrão (25/10), a nutricionista e professora da São Judas, Vanessa Dias lembra que o carboidrato não é vilão. Pelo contrário: ele é peça-chave para dar energia ao corpo e ao cérebro no dia a dia. “Todo carboidrato fornece energia ao organismo. É o combustível para nosso cérebro funcionar. A partir dos carboidratos obtemos a glicose, essencial para a respiração celular e para a disposição ao longo do dia”, afirma Vanessa.

Segundo a especialista, o segredo está na moderação e no equilíbrio do prato. Para celebrar a data sem exageros, Vanessa recomenda porções de 150g de macarrão para adultos e idosos e até 80g para crianças, de 2 a 11 anos. “Combine o macarrão com saladas ricas em fibras que ajudam a modular a liberação de glicose e a evitar picos de glicemia. E escolha molhos mais leves, como o molho de tomate natural, alho e azeite ou uma bolonhesa preparada com carnes magras”, orienta.

A professora também sugere incluir açafrão-da-terra (cúrcuma) nas preparações — seja no molho ou polvilhado em saladas. “Além do sabor, é um ingrediente associado a propriedades anti-inflamatórias e pode contribuir em estratégias de alimentação equilibrada”, diz.

Para quem pratica esportes, o macarrão pode ser um aliado estratégico. “Corredores encontram no prato uma ótima fonte de energia rápida, especialmente útil em provas curtas ou de tiro — como distâncias de 100 a 400 metros”, completa Vanessa.

Dicas da especialista para um prato equilibrado

  • Respeite a porção: 150g (adultos/idosos) ou até 80g (crianças de 2 a 11 anos).
  • Combine com vegetais: fibras das saladas ajudam no controle da glicemia.
  • Molhos mais leves: tomate natural, alho e azeite, bolonhesa magra.
  • Temperos funcionais: use cúrcuma/açafrão-da-terra, ervas frescas e pimentas.
  • Hidratação e timing: para atividade física, planeje a refeição com antecedência adequada ao treino.

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.