Descomplica Santo Amaro oferece mais de 350 serviços à população

0
804
Créditos: Victor Pontalti

O serviço completa 2 meses de atendimento na sede da Subprefeitura, no térreo

Com o objetivo de aprimorar o atendimento à população, foi inaugurado no dia 23 de maio o Descomplica Santo Amaro, durante o evento Prefeitura Presente na região. Com estrutura de mais de 760 metros e 55 funcionários, localizado no térreo do prédio da Subprefeitura Santo Amaro, o Descomplica oferece mais de 350 serviços da prefeitura, incluindo Assistência Social, Mobilidade e Transportes, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, auxílio para os serviços do Descomplica Digital, entre outros. O investimento realizado na estruturação do espaço foi de mais de 1 milhão e 400 mil reais. As obras tiveram início em Outubro de 2023 e duraram até Março de 2024, e iniciou a sua pré-operação em 01 de Abril.

Para a adequação do espaço, foram realizadas a remodelação das praças de atendimento da Subprefeitura, incluindo a parceria de demais Secretarias para ampliação dos serviços ofertados. Adequação do espaço físico, com melhorias na infraestrutura, incluindo cabeamento estruturado, mobiliários, comunicação visual, ar-condicionado, acessibilidade, além de atualização e modernização do parque tecnológico (equipamentos de T.I.).

Sobre o fluxo de atendimento, a diretora do Descomplica, Tatiane Marques Lima, explica: “O movimento aqui é bem grande, porque estamos no ‘centro’ aqui da Zona Sul. Nós temos muitas dúvidas referentes principalmente aos assuntos de IPTU, porque aqui é uma região que tem bastante imóveis e residências, e o pessoal vem com muita procura, além do Cadastro Único e do Cate, que aqui é referência, e muitas pessoas vem procurando.”

O serviço mais atendido no Descomplica Santo Amaro é o cadastro e atualização do CadÚnico, de acordo com dados da Subprefeitura. De acordo com a atendente do Descomplica Digital, Ruth Gomes Ferreira, o serviço do Cate também tem grande procura na unidade. “O Cate realiza tudo sobre o trabalho e seguro desemprego. Já o CadÚnico trata basicamente dos auxílios ao cidadão, como Auxílio gás, auxílio creche, Bolsa Família, assistências para mães solos ou pessoas que não tem nenhuma outra renda, e também temos muitos moradores de rua que procuram o CadÚnico para ter uma renda.”

Ruth ainda explica sobre o funcionamento do Descomplica Digital: “O digital faz tudo que o cidadão consegue fazer em casa. A gente auxilia e mostra como é feito justamente para que ele tenha esse manejo de fazer de casa também. Mas caso ele precise de ajuda, estamos aqui para auxiliar. Os principais serviços oferecidos são Isenção de IPTU e tudo relacionado a débitos na questão do IPTU também, emitimos guias de pagamentos, isenção de rodízio, tudo que se relaciona ao 156 da Prefeitura nós fazemos também.

Para a maioria dos serviços do Descomplica, é indicado o agendamento prévio, como indica a diretora Tatiane: “Alguns assuntos conseguem ser resolvidos sem agendamento. O ideal é que seja feito um agendamento, até para o serviço ser rápido, você chegar e ser atendido, mas alguns assuntos sim, algumas secretarias eu consigo atender sem agendamento. Serviços feitos pela internet, Bilhete Único que a gente faz aqui de idoso e PCD, que são pessoas com maior dificuldade de locomoção, então a gente consegue ajudar melhor. Para os outros serviços, o agendamento é feito pelo site do Descomplica ou por telefone no 156.”

Sobre o atendimento, a subprefeita Thamyris Nagell comenta: “Quando iniciamos os trabalhos à frente da Subprefeitura tínhamos como meta, que foi intensamente conduzida, de se ter a implantação do Descomplica SP. E, hoje, temos e já estamos com a unidade Santo Amaro bem no eixo-histórico, sendo um serviço rápido, ágil, com pessoas preparadas e cuidando dos nossos munícipes. Os trabalhos continuam com mais acessos na área tecnológica e serviços para Santo Amaro, Campo Belo e Campo Grande.”

O Descomplica Santo Amaro está localizado na Praça Floriano Peixoto, 52, no térreo, na sede da subprefeitura de Santo Amaro, e atende de segunda a sexta-feira das 08 às 17 horas.

O Descomplica Santo Amaro tem 55 funcionários para o atendimento da população.
A entrada do Descomplica fica no térreo do prédio da Subprefeitura.
O Descomplica Digital auxilia e orienta sobre os serviços online da prefeitura.
A subprefeitura Thamyris Nagell inaugura o Descomplica Santo Amaro ao lado do prefeito Ricardo Nunes e da vereadora Janaína Lima.

 SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.