O veículo será usado para transportar os idosos atendidos pelo Instituto de Longa Permanência para Idosos da SOBEI, que precisam ir ao médico ou ao banco e não tem assistência familiar e dependem do transporte público. Com 36 anos em atividade nas regiões da Cidade Dutra, Parelheiros, Vargem Grande e extremo sul do Grajaú, a SOBEI tem hoje mais de 800 funcionários e realiza atendimentos na área da educação e da assistência social
A Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos (SOBEI) recebeu através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Jorge Caruso, dois veículos – entre eles uma van com 16 lugares.
“Temos uma carência muito grande no ILPI – Instituto de Longa Permanência para Idosos – e quando precisa, a gente aluga. A van vai servir para levar algum idoso para o médico, ao banco, pois tem gente que não tem ninguém”, falou o presidente da instituição, Luiz Baldo.
Para o deputado estadual Jorge Caruso, filho de um dos fundadores da SOBEI – Jorge Caruso – investir em uma instituição de terceiro setor comprometida é a melhor maneira de atender as necessidades da população. “É um modelo padrão na cidade de São Paulo, respeitado na Prefeitura, nas entidades e acima de tudo pela população e que faz com que as pessoas continuem participando e permite que esse trabalho aumente a cada dia. Tudo para o poder público é mais difícil. Por uma questão de legalidade, transparência, toda compra que o Governo faz tem que passar por um sistema licitatório. Por outro lado, a agilidade quando você manda para o terceiro setor é muito grande, porque ele não precisa passar por toda essa tramitação. Então, o dinheiro acaba rendendo muito mais para uma entidade do que efetivamente junto a Prefeitura, tanto pela agilidade quanto pelo custo”, explica Caruso.
Para a gerente de serviços, Elisangela Liris Ferreira, “essa van vai ser de extrema importância para o ILPI. Temos uma dificuldade tremenda de transporte, porque nosso caminho ainda tem um pedaço de terra, dificuldade inclusive de aplicativo que ainda se recusam a ir em lugares com muito mato ou falta de asfalto. Com nosso próprio veículo podemos proporcionar mais tranquilidade, imediatismo com qualquer necessidade que os idosos venham a ter. Não apenas para médico, mas abre o leque para passeio de lazer dos idosos acolhidos. Tenho 30 idosos com idades entre 63 a 94 anos sendo que a maioria não tem família e as que tem, o vínculo é bastante frágil”.
Com 36 anos em atividade nas regiões da Cidade Dutra, Parelheiros, Vargem Grande e extremo sul do Grajaú, a SOBEI tem hoje mais de 800 funcionários e realiza atendimentos na área da educação e da assistência social. Sobrevive de recursos próprios adquiridos através de eventos, da parceria com a Prefeitura e também de apoiadores como os irmãos da Loja Maçônica Fé, Equilíbrio e Luz.
Atualmente, cuida de 15 unidades de creches sendo responsável pela educação e alimentação de mais de 6 mil crianças. Além disso, oferece cursos profissionalizantes como panificação e confeitaria, serralheria e esquadrilha de alumínio e gastronomia. São 23 projetos que juntos atendem a mais de 10 mil pessoas por mês.
“Entre os projetos temos a Orquestra com crianças de 08 a 16 anos onde além das aulas, elas recebem alimentação, o Mãos que Tecem, o Telecentro, academia para a terceira idade com piscina aquecida e uma parceria com a APAE na qual sediamos duas salas para a realização de acompanhamento físico e psicológico. Toda nossa estrutura e alguns desses projetos são construídos com dinheiro exclusivamente nosso”, explicou o vice- presidente, Jose Assir.
Quem tiver interesse em realizar qualquer doação para a SOBEI basta acessar o site: www.sobei.org.br
FALE COM A REDAÇÃO: reportagem@gruposulnews.com.br