A pesquisa “Polos Varejistas de Rua da Cidade de São Paulo” mapeou polos comerciais e percebeu que a Zona Sul tem seis locais com varejo completo e diversificado. Itaim Bibi, Morumbi e Alto de Pinheiros, bairros de maior renda, não tem polos completos no varejo
O levantamento “Polos Varejistas de Rua da Cidade de São Paulo”, da Associação Comercial de São Paulo em parceria com a Universidade Mackenzie, mapeou 424 polos comerciais da capital paulista. Desse total, 23 deles são considerados de nível 1, ou seja, esses locais tem bancos, farmácias, mini-mercados, fast food, eletroeletrônicos e itens para casa, chocolaterias e lojas de cosméticos e presentes.
A região central abriga apenas quatro dos polos varejistas mais completos da capital. Os outros 19 polos estão nos bairros: são sete na Zona Leste, seis na Zona Sul, quatro na Zona Norte e dois na Zona Oeste.
Os polos de nível 1, na Zona Sul, estão concentrados na Rua Domingos de Morais (Ana Rosa/Santa Cruz), na Av. Jabaquara, na Av. Lins de Vasconcelos (Aclimação), na Rua Silva Bueno (Ipiranga) e na Rua Vieira de Morais (Campo Belo). A pesquisa ainda destaca que “dentre os distritos conhecidos pelas maiores rendas da cidade, apenas Campo Belo tem um polo de nível 1. Itaim Bibi, Morumbi e Alto de Pinheiros não tem”.
Segundo o levantamento, a atividade varejista é responsável por 23% do PIB (Produto Interno Bruto) e chega a 64%, se incluir veículos e a construção civil. “A relação entre a atividade varejista e cidade é simbiótica. Não há cidade onde esta atividade não esteja presente. Ela eleva a qualidade da vida urbana, faz circular riqueza e gera emprego e renda”, informa a pesquisa.
A atividade bancária está presente em todos os polos da cidade, com 2001 agências, sendo que a maior concentração é no Centro e nas Avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima. A cidade tem mais de 700 farmácias, mais de 370 mini-mercados, mais de 260 unidades de fast food e mais de 250 lojas de eletroeletrônicos.
FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br