Conscientização e cuidado marcam o Outubro Rosa em São Paulo

0
1
Iluminação do Outubro Rosa no Vale do Anhangabaú (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Campanha reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

O câncer de mama é um dos que mais acomete mulheres no mundo todo. No Brasil, são cerca de 73.610 novos casos por ano, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). A doença se caracteriza pelo aparecimento de um nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, no seio. A detecção precoce é a melhor forma de combate e busca identificar o câncer em estágios iniciais, o que proporciona maiores chances de cura.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a enfermidade e a prevenção, na década de 90 foi criada a campanha Outubro Rosa, e desde então diversas iniciativas, como iluminar monumentos com a cor rosa e distribuir fitas rosas, lembram as mulheres da importância de realizar os exames preventivos.

Neste outubro, diversas ações de conscientização estão acontecendo. Confira algumas delas na Zona Sul de São Paulo:

ILUMINAÇÃO

Dos dias 1º a 11 de outubro, a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade e o Edifício Matarazzo foram iluminados com a cor rosa. A iniciativa foi da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula.

CIESP SUL

Na quinta-feira (16), o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) – Distrital Sul promoveu um dia de conscientização e acolhimento em apoio ao Outubro Rosa na sua sede.

Evento CIESP – Divulgação

SANTO MERCADO

O Santo Mercado, tradicional mercado de Santo Amaro, teve um dia dedicado à conscientização no último sábado (18), com diversas atividades gratuitas sobre cuidado, bem-estar e muita movimentação. O encontro foi no Piso Térreo do empreendimento.

CORRIDA

No domingo (19), foi realizada a tradicional Corrida Outubro Rosa, uma ação que uniu esporte com o lembrete da realização dos exames e cuidados com a saúde. A iniciativa aconteceu no Parque Bruno Covas, a partir das 6h. Para participar é preciso fazer a inscrição no site Sympla com taxas a partir de R$ 89,90.

EXAMES

Durante todo o mês, as Carretas da Mamografia estão rodando o estado para que mulheres possam realizar a mamografia. Outra possibilidade é o acompanhamento que começa pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde as pacientes recebem orientação, acolhimento e, quando necessário, são encaminhadas para serviços especializados. Atualmente, a cidade conta com 14 Serviços de Referência de Mama (SRMs) e dois Centros de Exames da Mulher (CEMs).

Essa matéria é um lembrete do Grupo Sul News para você, mulher ou às mulheres à sua volta, irem realizar os exames preventivos, seja no SUS ou na rede privada. Juntos pela vida das mulheres.

Crédito: Freepik

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.