Munícipes podem encontrar exemplares no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, além de utilizar o serviço de streaming BiblioSP
Uma leitura dinâmica, com visual colorido e que pode apresentar textos complexos, mas escritos de forma acessível para seus leitores. Assim são as HQs, que completaram 156 anos na quarta-feira (29), Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Os interessados por este gênero contam com vários equipamentos culturais da Prefeitura, como a Gibiteca Henfil, no Centro Cultural São Paulo e a gibiteca da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, ambas na região central, além da biblioteca digital BiblioSP, para maratonar os milhares de exemplares disponíveis.
A Gibiteca Henfil tem um catálogo com mais de 10 mil títulos, entre álbuns de quadrinhos, gibis, periódicos e livros sobre HQ, com um espaço totalmente dedicado a zines – impresso artístico de formato livre e independente, sucesso nos anos 60 e 70. Os leitores podem emprestar até dez HQs, entre os exemplares circulantes.
Na Vila Buarque, a gibiteca da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato conta com mais de 4.400 exemplares de quadrinhos e mais de 2.300 coleções de gibis e mangás, além de boardgames e locais de leitura imersivos para os frequentadores.
As HQs, gibis e mangás também podem ser encontrados todas as bibliotecas administradas pelo núcleo vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa que, por sua vez, recebem os exemplares e disponibilizam gratuitamente à população. Os títulos são selecionados e distribuídos pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB).
Na plataforma BiblioSP, um serviço de streaming on-line e gratuito oferecido pela Prefeitura, é possível encontrar uma seleção especial de gibis entre os mais de 17 mil títulos disponíveis na plataforma. Com obras em português, inglês, espanhol, francês e alemão, é possível ler on-line e consultar quais acervos estão disponíveis em cada biblioteca, solicitando reserva por e-mail.
Serviço
Xilo-Zine: experimentos gráficos em artesanias impressas
Todas as sextas-feiras, das 14 às 20h
Endereço: Folheteria do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade)
Ingresso gratuito
Classificação livre
Gibiteca na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
De 2ª a 6ª feiras, das 8h às 17h. Sábados, das 10h às 14h
Endereço: Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque
Gibiteca Henfil
Aberta de terça a sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados no fim de semana, das 10h às 18h.
Endereço: Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br