Complexo Ibirapuera recebe tombamento definitivo

0
35
Créditos: Divulgação/Governo do Estado

Com a decisão do Iphan, o conjunto desportivo será inscrito nos livros do Tombo Histórico e no Livro de Belas Artes

Na última terça-feira (12/11), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou definitivamente o Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Complexo do Ibirapuera), na zona sul de São Paulo. A decisão foi marco do segundo dia de agenda da 106ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada no auditório do Instituto, em Brasília (DF).

“Ao longo deste ano, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em sua nova composição mais democrática e com maior participação social, aprovou importantes tombamentos e registros. Enfatizamos o compromisso do Iphan com a preservação de nossos bens culturais, contribuindo para que se tornem mais próximos e acessíveis à população”, destacou o presidente do Iphan, Leandro Grass, durante a reunião.

O Complexo do Ibirapuera é símbolo da arquitetura moderna brasileira e palco de eventos esportivos nacionais e internacionais desde a década de 1950. Com a decisão do Conselho Consultivo do Iphan, o conjunto desportivo será inscrito nos livros do Tombo Histórico e no Livro de Belas Artes.

A arquiteta Flávia Brito, relatora do processo de tombamento, destacou o engajamento da sociedade civil em defesa do complexo, que recebeu tombamento emergencial provisório em 2021, em resposta à mobilização pública para evitar alterações no local. Ela ressaltou também o valor cultural diverso que o conjunto representa. “Além de seu valor arquitetônico, o complexo guarda memórias de grandes eventos, shows e apresentações, e carrega um valor afetivo para diferentes grupos sociais. Esse local se tornou uma referência de identidade e memória para a comunidade”, concluiu a relatora.

O Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães ocupa uma área de 95 mil m² e agrega uma estrutura que compreende o Ginásio Geraldo José de Almeida (conhecido como Ginásio do Ibirapuera), o Estádio Ícaro de Castro Mello, o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro e o Palácio do Judô.

Recebe o nome de um dos mais respeitados homens do esporte nacional: Constâncio Vaz Guimarães, advogado e procurador fiscal que dedicou 46 anos de vida ao esporte. Decatleta, profundo conhecedor do atletismo, que, entre outros feitos de destaque, foi nomeado presidente da delegação Olímpica nos jogos de Berlim, em 1936.


 SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.