Data foi escolhida pela Igreja Católica e tinha o objetivo de ressignificar uma antiga festa dos romanos
Considerado feriado em diversos lugares do mundo, o Natal é uma época de confraternização para reunir a família e lembrar dos princípios de solidariedade e fraternidade. O dia 25 de Dezembro foi escolhido pelo Ocidente para celebrar a data e festejar o nascimento de Jesus Cristo. Mas afinal, por que tal dia foi a data selecionada? Cristo não nasceu em 25 de Dezembro?
A verdade é que não se sabe ao certo o dia do nascimento do Redentor. Historiadores projetam que deve ter sido entre os meses de abril e maio. Da mesma forma, a Igreja Católica, que criou a celebração, não tinha o objetivo de festejar o aniversário de Jesus. A ideia da data veio mais por causa de uma festa dos antigos romanos.
Em 25/12 acontece o solstício de inverno na Europa, dia em que, por causa da inclinação natural da Terra, o hemisfério norte tem o dia mais curto do ano e a noite mais longa. A extensa noite era vista como uma ameaça dos deuses daquele tempo e para evitar o desaparecimento completo do sol e agradar as divindades, era feita uma festa com ofertas de sacrifício na data.
Após a cristianização dos romanos, o povo sentia a falta do festejo, então a Igreja escolheu a data para celebrar o Nascimento de Cristo e dar um novo significado à festa.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br