Comércio na vizinhança da Paulista cresce 1,1% com Parada LGBTQIA+

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Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil

Supermercados e Hipermercados garantiram a alta. Bares e Restaurantes sofreram queda

As vendas nos bairros próximos à avenida Paulista (Bela Vista, Cerqueira César, Consolação, Jardim Paulista, Liberdade, Pinheiros, Santa Cecília e Vila Mariana), em São Paulo, cresceram 1,1% com a realização da Parada LGBTQIA+ no domingo (22), segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Ainda de acordo com o ICVA houve alta nas vendas de 2,2% nos shoppings próximos e 0,6% nas lojas de ruas da região. A comparação é entre os dias 19 a 22 de junho deste ano e o final de semana de realização do evento em 2024 (30 de maio a 2 de junho).

O segmento de Supermercados e Hipermercados cresceu 3,6% na vizinhança da festa e sustentou a alta do Varejo como um todo. Outros setores ligados ao evento registraram queda, como Turismo e Transporte (-4,7%) e Bares e Restaurantes (-3,6%).

De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, uma das razões para o crescimento mais tímido em 2025 pode ser a diferença no período de realização da Parada em 2024 e 2025. “No ano passado, a festa foi realizada na virada do mês e coincidiu com o momento de recebimento de salários e vales”, afirma. “Além disso, avaliações sobre o público presente este ano estimaram recuo de até 30% em relação a 2024, o que pode ter refletido no consumo local”.

Sobre o ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

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