Princípio parte da ideia do que pode ser aprendido ao ensinar e vivenciar o processo, e não somente de forma teórica
O Colégio Humboldt, instituição internacional e multicultural (português/alemão/inglês/espanhol) localizada em Interlagos (SP), tem adotado para a formação de professores o conceito do professor norte-americano do MIT, Donald Schön, que afirma que o profissional de educação deveria ser formado em uma lógica que ele aprende fazendo.
“O conceito é o professor experimentar aquilo que ele é chamado a fazer em aula”, diz Erik Hörner, diretor pedagógico e administrativo do Colégio Humboldt. Os termos apresentados por Schön como “conhecer no fazer e de refletir no fazer” valorizam a experiência e a ação, podendo levar à construção do conhecimento.
O diretor comenta que o conceito, aplicado nas jornadas de capacitação dos professores no Colégio Humboldt, trouxe bons resultados para o que, de fato, é uma lacuna.
“Temos adotado esse princípio em nossas formações há três anos, a partir da constatação de que a formação original do professor não contemplava, por exemplo, a vivência em metodologias ativas. Batemos na tecla de que o professor precisa centrar o ensino no aluno, mas ele não viveu isso nem na escola nem na faculdade, e a experiência que ele tem é nas aulas frontais”, avalia Erik Hörner. “Para que ele tivesse a vivência necessária, a formação continuada deveria partir dessa experiência: que toda formação passe por uma experimentação concreta”, conclui.
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