Vereadora apresenta projeto de lei para preservar o Esporte Clube Banespa
A Vereadora Janaína Lima (PP) tem envidado todos os esforços no sentido de preservar o Clube Banespa, em Santo Amaro, como patrimônio histórico e cultural e como espaço de lazer que atenda diretamente aos interesses da população.
Diante disso, a vereadora apresentou um Projeto de Lei que altera o Mapa 2 da Lei nº 16.402, para incluir o Esporte Clube Banespa como Zona Especial de Preservação Cultural (ZEPEC); Área de Proteção Cultural (APC) e ZEPEC BIR (Bens Imóveis Representativos) e ZEPEC APPa (Áreas de Proteção Paisagística).
O espaço ocupado pelo Clube passou a ser objeto de disputa judicial entre o Esporte Clube Banespa e a instituição Santander. O banco pede a reintegração do espaço com rompimento do contrato de comodato, estipulado por ter vigência até 2030.
Na apresentação do Projeto de Proteção Cultural, a vereadora destaca que a importância histórica do Clube Banespa está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da cidade, servindo como um ponto de referência para eventos esportivos, culturais e sociais ao longo das décadas. “Um clube que foi fundado por funcionários do antigo Banespa e que desempenha um papel crucial na identidade social e na memória coletiva dos paulistanos” alega Janaína Lima.
Nos encontros com representantes da região, onde são apresentados os argumentos para manutenção do Clube Banespa, a vereadora deixa claro que a medida adotada através do Projeto de Lei, protocolado na Câmara Municipal de São Paulo, visa garantir que o espaço seja mantido em sua integridade física, histórica, projeto cultural e paisagístico, impedindo descaracterizações que possam comprometer sua identidade e valor para as gerações presentes e futuras
A vereadora Janaína Lima tem destacado que é extremamente importante a união de esforços em torno da causa do Clube Banespa por entender sua importância como um patrimônio e projeto cultural que merece ser preservado e protegido.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br