Cirurgia no joelho: 3 razões para optar por um procedimento robótico em caso de artrose

0
35
Tecnologia tem evoluído tratamento de próteses ortopédicas. Créditos: Freepik

Alternativa aos que sofrem da doença em níveis severos, procedimento pode ser otimizado por meio da tecnologia

As artroplastias, cirurgias para substituir articulações do joelho por próteses ortopédicas, têm evoluído significativamente com o uso de tecnologias, especialmente a robótica. Plataformas como o ROSA Knee System, da Zimmer Biomet, que já está presente em diversos hospitais do Brasil, oferecem uma precisão sem precedentes nesse tipo de procedimento.

Antigamente, as artroplastias geravam dúvidas e receios, mas a tecnologia trouxe resultados promissores e diversas vantagens. André Grativol, General Manager da Zimmer Biomet no Brasil, destaca que as cirurgias de joelho com o auxílio da plataforma ROSA têm proporcionado benefícios significativos para médicos e pacientes. A precisão nos cortes ósseos, com parâmetros submilimétricos, melhora o posicionamento das próteses e permite preservar mais tecidos que revestem as articulações. Além disso, há vantagens no pós-operatório e na recuperação.

O ROSA integra um braço robótico a softwares avançados que realizam o planejamento pré-operatório em 3D, fornecendo dados intraoperatórios em tempo real sobre tecidos moles e anatomia óssea do paciente. A tecnologia facilita a precisão no corte ósseo e na análise da amplitude de movimento durante a cirurgia. Com o planejamento realizado por softwares como o X-Atlas, uma radiografia panorâmica, os cirurgiões têm todos os dados anatômicos do paciente para um procedimento mais assertivo. Durante a cirurgia, é possível fazer ajustes finos com base nas informações mais atualizadas.

Essa abordagem oferece a personalização das cirurgias, tratando cada paciente de forma única, respeitando suas necessidades anatômicas e diminuindo a agressão tecidual. Grativol ressalta que, embora a autonomia do médico seja mantida, as cirurgias são personalizadas para garantir os melhores resultados.

Além disso, o uso da robótica pode reduzir o tempo de internação e promover uma recuperação mais rápida, com menos dor e necessidade de medicamentos. Muitos médicos relataram que seus pacientes têm se recuperado mais rapidamente e com maior facilidade no movimento do joelho.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.